Meio Ambiente

Lava-jato e borracharia têm atividades paralisadas por poluição ambiental

Policiais militares ambientais flagraram várias irregularidades no local

27 OUT 2020 • POR • 15h21
Empresa funciona no entroncamento entre as rodovias BR-060 e MS-306, em Chapadão do Sul - Divulgação/PMA

Após denúncia, um estabelecimento onde funcionava um lavo-jato e uma borracharia foi interditado pela Polícia Militar Ambiental, na manhã desta terça-feira (27), por poluição ambiental. 

A empresa fica em um posto de combustível localizado no entroncamento entre as rodovias BR-060 e MS-306, em Chapadão do Sul (MS), e faz limpeza de veículos pesados a céu aberto.

No local, os policiais constataram as caixas separadoras de óleo e lubrificantes cheias, devido à falta de manutenção, vazando efluentes oleosos e com o os produtos resultantes das lavagens escoando para o pátio da empresa. Os flúidos atingiram uma propriedade vizinha, contaminando o solo. 

Também houve flagrante de queima de pneus velhos e resíduos da borracharia, o que não atende as exigências da logística reversa na devolução de resíduos conforme as normas. Havia tambores cortados contaminando o solo e resíduos sólidos de pneus velhos espalhados pelo local.

As atividades e serviços foram paralisados. E a empresa, com domicílio jurídico em Chapadão do Sul, foi autuada administrativamente e multada em R$ 10.000,00.

O responsável poderá responder por crime de poluição, com pena de um a quatro anos de reclusão.

Ele também foi notificado a regularizar toda a situação de tratamento e remover os resíduos contaminantes.