Política

Reinaldo e Délia terão peso nas eleições em Dourados

Apoio deles vai influenciar na principal disputa que está sendo entre Barbosinha e Alan Guedes

14 OUT 2020 • POR • 08h01

O governador Reinaldo Azambuja e a prefeita Délia Razuk podem influenciar no resultado das eleições municipais em Dourados. A cinco semanas das votações, a campanha começou a ganhar força nas ruas, mas diante de sete opções de candidatos, o eleitor douradense ainda está indeciso. A principal disputa está entre Barbosinha (DEM) e Alan Guedes (PP), segundo as pesquisas.

Deputado estadual em segundo mandato e com 55 anos, Barbosinha aposta na experiência de homem público para conquistar o eleitorado. A vida política do candidato começou muito cedo, em 1989, quando aos 23 anos foi eleito prefeito de Angélica. Formou-se em Direito, passou a advogar e tornou-se professor universitário. Na Sanesul, empresa de saneamento em Mato Grosso do Sul, se destacou na presidência, trazendo inúmeras obras para o estado.

Candidato do governador Reinaldo Azambuja, Barbosinha, durante mandato de deputado, foi convidado para assumir cargo de secretário de Segurança Pública de Reinaldo. No meio do ano passado colocou seu nome à disposição para concorrer à prefeitura de Dourados. Nessas eleições Barbosinha está respaldado pelo apoio de nove legendas que formam a coligação “Reconstruir é o nosso desafio”. Ele tem como vice o ex-deputado estadual Valdenir Machado (PSDB), do partido de Reinaldo.

Tradicionalmente, candidato do governador e do prefeito são os que reúnem maiores condições para disputar uma campanha. Délia Razuk, que está sem partido, em tese estaria apoiando o candidato a prefeito Wilson Matos (PTB), partido ao qual ela chegou a participar de ato de filiação, no final do ano passado, mas não chegou a ser filiada. O filho dela, o deputado estadual Neno Razuk é uma das lideranças do partido.

A assessoria de Délia tem informado que a prefeita está apoiando Wilson Matos, contudo, não se vê nenhuma participação da prefeita na campanha dele. Délia é muito ligada ao médico Carlos Augusto Moreira (PL), vice de Alan Guedes, principal concorrente de Barbosinha. Doutor Guto, como é chamado, foi secretário adjunto da Secretaria de Saúde da prefeita em 2017. Ele ainda é sobrinho do ex-prefeito José Elias Moreira, que foi secretário de Planejamento de Délia, além de filho de uma amiga e assessora antiga da prefeita.

Apesar das coincidências, Alan declarou à imprensa que é amigo de Guto de longa data, o que motivou, entre outras atribuições, a escolhê-lo para ser seu vice. Jovem, com 34 anos, advogado, internacionalista e professor universitário, Alan já está há um bom tempo na política. Sua primeira disputa nas eleições ocorreu em 2006, na busca por uma vaga entre as cadeiras na Assembleia Legislativa. Não foi eleito e em 2008 disputou uma vaga a vereador, também não obtendo êxito. 

Já em 2012 conseguiu se eleger para a Câmara Municipal, sendo reeleito em 2016. Nesses últimos dois anos está como presidente da Câmara, cargo que exige muito jogo de cintura para lidar com os demais 18 vereadores da Casa de Leis. Em vídeo gravado a um site de Dourados, Délia declarou que gostaria de ver Alan Guedes como prefeito. O nome da coligação de Alan e Guto é “Respeito por Dourados”. 

Demais candidatos 

Também estão na disputa pela prefeitura o empresário Mauro Thronicke (PSL) e o vice João Fabiano Davansso; o professor universitário João Carlos de Souza (PT) e a vice Lourdes Castro de Oliveira; o farmacêutico Racib Harb (Republicanos) e a vice Dilvania Todescato; o jornalista Jeferson Bezerra (PMN) e o vice Messias de Souza; além de Wilson Matos (PTB) e o vice Léo.