Dourados

"Se o gestor não se responsabiliza, qualquer um pode fazer o que quiser", avalia Racib sobre combate à corrupção

30 SET 2020 • POR Redação • 12h32

Após Dourados ter sido marcada por várias operações policiais envolvendo secretários e servidores da administração municipal, Racib Harb, candidato à Prefeitura de Dourados pelo Republicanos, avalia que parte dessa liberdade para desvio de conduta é responsabilidade da atual gestora Délia Razuk (sem partido), que nunca assumiu qualquer posicionamento sobre o alto escalão atingido pelas ações do Ministério Público Estadual e Federal.

Ao todo foram quatro servidores da confiança da prefeita presos, responsáveis pela Saúde, Educação, Finanças e Procuradoria-Geral. O substituto do primeiro secretário de Fazenda acabou sendo afastado também. Outros servidores submetidos às pastas também acabaram sendo detidos e afastados, e hoje seguem respondendo à Justiça por indícios identificados nas operações Pregão I, II e III, Purificação I e II e Contágio. 

Racib liderou movimento 'Dourados Contra Corrupção' que há vários anos vêm questionando a postura do legislativo e executivo municipal. Foi através desse movimento que ele protocolou pedido de cassação de mandato de três vereadores investigados na Operação Cifra Negra, além de levantar duros questionamentos à respeito da concessão do saneamento básico de Dourados à Sanesul. 

Para o candidato, o fato de cada secretaria ter autonomia para ordenar despesas abre brecha para os desvios de conduta. Ele acusa a atual administração de ter feito vistas grossas à essas ocorrências. 

"Se a prefeita tivesse tido responsabilidade sobre cada contrato, cada ação de seus secretários, provavelmente ela teria tido uma gestão mais tranquila. O problema é que não existiu isso. Pelo contrário, ela deixou a cidade nas mãos de todos. Se o gestor não se responsabiliza, qualquer um pode fazer o que quiser", avalia Racib.

O plano de governo do republicano inclui a retomada dos pregões eletrônicos, extinto na administração desde a chegada de Délia Razuk ao poder. "Com esse formato de compras a gente dá mais oportunidade de disputa e com uso de tecnologia de ponta, imprimimos dados de segurança sobre todo o processo", afirmou.

Racib promete ainda buscar parcerias com Governo Federal para instalação da Delegacia de Combate à Corrupção, proposta com incentivos do Ministério da Justiça, a fim de abranger todo o Conesul do Estado, com sede instalada em Dourados. "Nossa cidade acaba sendo responsável por prestar serviços a vários outros município. Queremos ser parceiros dessas administrações. Vamos criar um consórcio intermunicipal e também cobrar que esses gestores estejam alinhados com as boas práticas da política. Não podemos sobrecarregar o nosso serviço enquanto os outros agem de forma irresponsável", concluiu.