Dourados

Leitos de UTI para Covid são desabilitados pelo Ministério da Saúde

29 SET 2020 • POR Redação • 10h53
Ala de UTI covid no Hospital da Vida foi desativada

O Ministério da Saúde desabilitou leitos para de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar pacientes com coronavírus no Hospital da Vida em Dourados. A mesma medida foi tomada em hospitais de Bataguassu, Sidrolândia e Chapadão do Sul.

Conforme o secretário de saúde Geraldo Resende, juntos os hospitais dispõe de 25 leitos e que estarão ativos até quinta-feira, dia 30. Em Dourados a reportagem apurou que o Hospital da Vida já desabilitou os 10 leitos instalados há 3 meses.

Agora, a Secretaria de Saúde tenta parceria para que Estado não perca as unidades mesmo após a pandemia.


O secretário de saúde disse ao Campo Grande News que o Estado já se posicionou aos municípios, propondo coparticipação para que as unidades desabilitadas pelo governo federal, sejam mantidas via parceria entre as prefeituras e o governo estadual.

O único município que já negou essa tratativa foi Bataguassu, onde até dia 30 funcionarão os cinco leitos de UTI instalados lá para a pandemia. Resende afirmou que espera uma resposta das secretarias municipais de saúde das demais cidades onde a reabilitação federal de leitos já foi negada.

O custo de uma UTI é cara e torna-se inviável a um município mantê-la sem a ajuda de governos estadual e federal.