Política

Dos 19 vereadores em Dourados, 15 vão concorrer à reeleição

Os quatro que não estarão no páreo do Legislativo são Idenor Machado, Alan Guedes, Madson Valente e Bebeto

28 SET 2020 • POR Flávio Verão • 13h16

Dos atuais 19 vereadores da Câmara Municipal de Dourados, 15 irão concorrer à reeleição nas eleições municipais.  Alan Guedes (PP), Bebeto (PTB), Idenor Machado (PSDB) e Madson Valente (DEM) não irão concorrer novamente a uma vaga no Legislativo. Daniela Hall (PSD), que chegou a anunciar que sairia candidata ao cargo de prefeita, abriu mão e irá concorrer novamente ao Legislativo.

Concorrem à reeleição Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB), Carlito do Gás (MDB), Cido Medeiros (DEM), Cirilo Ramão (MDB), Denize Portolann (PSDB), Janio Miguel (PTB), Junior Rodrigues (PTB), Maurício Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB), Pedro Pepa (DEM), Romualdo Ramim (DEM), Silas Zanata (PSDB) e Daniela Hall (PSD).

O primeiro a anunciar desistência da Câmara foi Madson. No início do ano ele ganhou cargo de gerente regional da Sanesul, com salário bruto de R$ 14 mil, acima dos R$ 12 mil que continua ganhando no Legislativo. O vereador é concursado pela Sanesul e em 2016, líder do então prefeito Murilo Zauith (DEM), brigou na Câmara para autorizar a renovação do contrato da estatal com a prefeitura por mais 30 anos. A oficialização do contrato ocorreu no final do ano passado.

Com 69 anos e no sexto mandato como vereador, Bebeto decidiu pendurar as chuteiras no Legislativo, pelo menos para esta eleição. A decisão foi tomada após ouvir familiares e para que ele possa cuidar melhor da saúde. Decisão semelhante tomou Idenor Machado, que termina o quarto mandato na Câmara e já exerceu cargo de presidência do Legislativo. 

Alan Guedes não concorre à reeleição porque decidiu disputar a prefeitura. Aos 34 anos, ele já acumula bagagem política em razão de estar no segundo mandato e disputar vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Advogado e professor universitário, ele tem como vice o médico Carlos Augusto Ferreira Moreira, o Doutor Guto. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a data do primeiro e do segundo turnos das eleições municipais deste ano foram alteradas para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. A mudança foi feita por meio da aprovação de uma emenda constitucional por deputados e senadores. Segundo turno só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores e Dourados tem 164 mil.