MS

Fronteira deverá ser reaberta na terça-feira para turismo de compra

27 SET 2020 • POR • 14h09

A fronteira do Brasil com o Paraguai, fechada desde 18 de março devido à pandemia da Covid-19 deverá ser reaberta na próxima terça-feira (29) após uma reunião entre autoridades paraguaias e comerciantes no departamento de Amambay, região de fronteira, próximo a Mato Grosso do Sul. A decisão de fechar a linha internacional partiu do governo paraguaio para impedir o avanço do novo coronavírus pelo país.

Segundo o presidente da Câmara do Comércio de Pedro Juan Caballero, Victor Hugo Barreto, a reabertura de início será destinada para o turismo de compras com o objetivo de impulsionar a economia da região. Desde o início da pandemia, 5 mil pessoas foram demitidas e das 500 lojas e estabelecimentos, 200 fecharam as portas.

Ainda de acordo com Barreto, durante a reunião que teve a participação do ministro o interior do Paraguai, Euclides Acevedo, ficou definido que o protocolo de reabertura se estenderá por toda faixa de fronteira entre a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e o município sul-mato-grossense, Ponta Porã, que estará aberta a partir das 7 da manhã até às 21h.

Conforme o órgão, o turismo de compras é o deslocamento de pessoas dentro dos padrões turísticos com a motivação ligada ao consumo. Uma das características está relacionadas ao bom preço, exclusividade ou a tecnologia avançada de produtos ainda não encontrada na origem do turista. (G1/MS)