Fronteira

População abre fronteira por conta própria; data oficial é dia 29

23 SET 2020 • POR Flávio Verão/Dourados Agora • 14h45

Moradores de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e de Ponta Porã (Brasil) decidiram retirar por conta própria grande parte das barricadas que bloqueavam a linha internacional.

Na manhã de hoje acessos aos principais centros comerciais do lado paraguaio estavam abertos, embora a data oficial para a abertura da fronteira esteja marcada para o dia 29, quinta-feira da semana que vem.

Na fronteira ainda é possível ver a presença de militares do Exército paraguaio. Eles não estão barrando a travessia, contudo, a informação é a de que os brasileiros não devem adentrar o país vizinho. Informações repassadas ao Dourados Agora é a de que veículos do Brasil estão cruzando para o outro lado.

Ontem pela manhã, empresários e trabalhadores de Pedro Juan foram às ruas protestar contra uma suposta articulação que o governo paraguaio vinha articulando, de barrar a abertura do comércio do lado sul-mato-grossense.

Informações era de que apenas a fronteira com o estado do Paraná seria aberta a partir da semana que vem. Ontem mesmo, período da tarde, o governo confirmou que toda a fronteira paraguaia será aberta.