Saúde

Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças

Procedimento se baseia numa mistura dos gases medicinais oxigênio e ozônio

22 SET 2020 • POR • 13h02

Considerado um dos oxidantes mais eficazes, o gás ozônio tem sido um fator cada vez mais decisivo para a diminuição, e muitas vezes a cura, de doenças inflamatórias, infecciosas, problemas circulatórios, articulares e feridas decorrentes de diabetes, entre outras enfermidades. É utilizado como tratamento complementar em mais de 250 doenças. 

Em Dourados, a Clínica Yui faz o tratamento, que se baseia numa mistura dos gases medicinais oxigênio e ozônio (ozônio medicinal). A Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolada e complementar. Ozônio tem excelente propriedades medicinais como: antissépticas, melhora da circulação e da oxigenação, anti-inflamatórias, modulação do estresse oxidativo, da imunidade. As patologias que podem ser tratas com a ozonioterapia são:  problemas circulatórios,  tratamento de feridas de origem diabéticas, vasculares, insuficiência vascular. Pode ajudar em tratamentos de doenças virais:  coadjuvante melhora dos efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia; doenças articulares decorrentes de inflamações crônicas; inflamações intestinais crônicas como a colites; nas queimaduras, hérnias de disco, melhora na vitalidade dos idoso e ajuda na imunoativação geral.

Segundo o médico ginecologista, obstetra e ortomolecular Paulo Cesar Yui, a ozonioterapia também é utilizada no tratamento da COVID-19 na Italia e Espanha e outros países como uma terapia complementar no tratamento, devido as propriedades do ozônio que, auxilia na modulação do processo inflamatório e na liberação de oxigênio pelos tecidos, evitando que a doença se agrave. No Brasil a Associação Brasileira de Ozonioterapia já teve aprovação do Comité de Ética em pesquisa CEP/CONEP para realizar o primeiro trabalho sobre a Ozonioterapia para a COVID 19 em pacientes internados que poderá ser aplicado em hospitais.  

Outra pratica utilizada pelo médico é a medicina ortomolecular, que visa restabelecer o equilíbrio químico do organismo, uma grande aliada na prevenção de doenças. A prática tem a finalidade de repor de minerais, vitaminas e corrigir e eliminar os radicais livres (que causam envelhecimento das células) no organismo.O mais importante é que com a Ortomolecular o paciente volta a ser encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Melhorando a qualidade de vida.

Segundo Paulo Yui, a prática não cura nenhuma doença, que já se manifestou, mas pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, com o combate do desequilíbrio de radicais livres, desintoxicação de metais pesados, com reposição de antioxidantes, como as vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

O que é a prática Ortomolecular? Em quais áreas da medicina ela atua?

Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. O reequilíbrio acontece por meio do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.

Qual a diferença entre a Ortomolecular para a medicina convencional?

A medicina convencional, de modo geral, visa ao tratamento das doenças. Já na medicina da saúde (ortomolecular e nutriendócrino) o objetivo é a prevenção dessas doenças, ou seja, cuidar das alterações metabólicas que com o passar do tempo podem gerar problemas. O foco de atuação é no equilíbrio metabólico, que antecede a doença.
Na medicina convencional se usam substâncias químicas estranhas ao nosso corpo (os medicamentos), e elas podem produzir efeitos colaterais ou causar o aparecimento de outros problemas de saúde. No tratamento ortomolecular são utilizados nutrientes, minerais, vitaminas e aminoácidos, que já fazem parte do nosso corpo, que necessitam de ser otimizados para ajudar a restabelecer a saúde.

Como a medicina ortomolecular pode ajudar no combate a Covid-19? 

A ortomolecular é  uma alternativa  terapêutica que tem por finalidade por a vida em equilíbrio, com o equilíbrio do corpo, torna-se mais saudável, com diminuição dos níveis de radicais livres em nosso corpo. Com o corpo em equilíbrio, temos as nossas defesas aumentada, também com o organismo mais alcalino, melhor oxigenado, temos uma melhora da imunidade, consequentemente diminuindo o risco de uma infecção. Para isso lançamos mão de vitaminas e oligoelementos.

Quais as vitaminas são essenciais para fortalecer o organismo nesse momento de pandemia?

Todas as vitaminas são importante no equilíbrio do organismo, mas as que mais se destacam ou que devem ser suplementada são vitamina C com zinco atua principalmente como regenerador celular, atuam como antioxidantes, no combate de radicais livres, reduzindo o risco de doenças; vitamina E é um excelente antioxidante, com combate os radicais livres; Vitamina D fortalece o sistema imunológico, na homeostase do cálcio, reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2; vitamina do complexo B serve no funcionamento do sistema nervoso, atua na proteção do organismo contra doenças, no controle do colesterol. 

Como está a procura por esse tratamento alternativo? 

Em nossa clinica tem sido baixa, o motivo talvez  devido o desconhecimento por parte da população que esse tipo de terapia ajuda evitar ou diminuir os risco das complicações do COVID. Prática da medicina ortomolecular,  seu princípio é o mesmo princípio básico de qualquer especialidade medica, que é investigar quaisquer anormalidades orgânicas e psíquica das pessoas. Com a crença de que muitas destas anormalidades são causadas por desequilíbrio de micronutrientes, de vitaminas e de radicais livres, tem por objetivo de uma suplementação nutricional,  podendo prevenir, tratar e até curar muitas patologia.

E nos casos de Câncer? Como a Medicina Ortomolecular pode ajudar?

Esta doença deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar e a ortomolecular vem como coadjuvante com suplementação vitaminas, de minerais e aminoácidos empregado de forma individualizado e contextualizada, esta suplementação melhora o sistema imunológico, e a qualidade de vida deste individuo, também junto com a ozonioterapia.

Como é feito o tratamento de modo em geral?

A base de suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos, em muitos dos casos também lançamos mão do Ozonio.

Quanto tempo dura o tratamento?

Sua principal indicação e equilibrar e manter equilibrado, com mais saúde, com envelhecimento saldável com melhor qualidade de vida, portanto não tem tempo para terminar.

Qual é a maior procura de tratamento?

A procura são de paciente que tiveram insucesso com algum tratamento, vem como alternativa de tratamento, nos também temos como especialidade básica a ginecologia e a obstetrícia (ainda atuando) tratamos alguma doença desta especialidadecomo a terapia ortomolecular, também nas gestantes suplementamos alguns minerais para gestante com a finalidade de prevenção de doença do individuo que esta vindo ao mundo.

Qual a maior dúvida dos pacientes que chegam no seu consultório?

Se com a ortomolecular ela vai ficar curada, na maioria das vezes dissemos que não ela pode melhorar sua qualidade de vida, também com a ozonioterapia se aplica a mesma afirmação.

Considerações

A medicina ortomolecular pode ser aplicada a qualquer pessoa, que não seja portadora de nenhuma doença, pois ela tem por finalidade de prevenção melhorar a qualidade de vida, para não dizer e melhor prevenir do que remediar.

Estou em Dourados desde 1982, como ginecologista e obstetra, sou o segundo profissional a implantar um serviço de ultrassonografia em setembro de1982, estamos atuando com a pratica de medicina ortomolecular desde 2003, uso de Ozonio em tratamento medico desde setembro de 2016.