Educação

Escola Capilé promove interação online entre alunos com declamação de poesias

18 SET 2020 • POR Flávio Verão • 08h59

Estudantes do 9º ao 3º anos da escola estadual de tempo integral Antônia da Silveira Capilé, localizado no bairro Água Boa em Dourados, participarão nesta sexta-feira (18) do projeto Declamando e Soletrando. Das 14h às 16h, por meio da plataforma Google meet, haverá o encontro virtual com declamação de poemas. Os alunos também vão soletrar palavras em inglês.

O projeto tem por objetivo promover a interação entre os estudantes e manter o vínculo escola-aluno, mesmo à distância, bem como ampliar as competências socioemocionais através da leitura de poemas de autores trabalhados pelos professores de Língua Portuguesa, enviadas aos estudantes, no decorrer deste ano. Declamar está diretamente ligado à oratória, que é a arte de falar em público.

Soletrar, por sua vez, é um exercício de cognição que envolve memória, atenção e raciocínio lógico e, a partir, desta atividade é proporcionado aos estudantes um momento de aprendizado e interação.

O Projeto vai envolver as discipinas de Arte, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa, dos professores Daniele, Elaine, Fatima Neide, Roberto, Santa, Ana Luiza e Tatiana.

Metodologia

A atividade será feita através da apresentação de poemas escolhidos pelos estudantes. Estes poemas serão sugeridos pelos professores de Língua Portuguesa. Cada turma deverá ter o seu representante ou representantes, os quais farão a declamação do poema e serão avaliados por uma banca de jurados.

Os critérios analisados serão: postura, vestimenta, entonação da voz, sincronia na fala, criatividade na apresentação. Ao final das apresentações os jurados darão as notas, sendo premiados os estudantes que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar.

Os demais estudantes que não forem representantes das turmas deverão escolher um poema e gravar um vídeo ou podcast fazendo a leitura do mesmo e enviá-lo aos seus professores, até a data do evento. A atividade valerá ponto.

O declamando também será desenvolvido pela professora de Língua Espanhola, que irá sugerir alguns poemas. Os estudantes deverão declamar poemas em espanhol e enviar para a professora.

Na disciplina de Língua Inglesa será feito o soletrando – spelling – em inglês. Cada turma deverá escolher o seu representante para participar no dia do dia do evento. Os estudantes terão acesso a um banco de palavras, bem como a vídeos com o alfabeto. Os alunos que não estiverem representando as turmas deverão gravar um podcast soletrando algumas palavras e enviar para as professoras de inglês para obterem suas notas, até o dia do evento.

Em Arte a atividade consistirá na elaboração de um desenho, que deverá ser uma árvore, em virtude da comemoração ao dia da árvore. Todos os estudantes deverão fazer o desenho e enviar para a professora.

Com o auxílio de alguns professores será feita a escolha do desenho que representará cada turma e, no dia do evento será escolhido o desenho mais original que será premiado.