Cultura

Show da Terra: Geraldo Espíndola destina “cachê solidário” a comunidades indígenas

O Show da Terra da TVE Cultura MS reapresenta neste domingo, 30 de agosto, participação do cantor, músico e compositor Geraldo Espíndola, que pediu a destinação do Cachê Solidário às comunidades indígenas Guarani Kaiowá, em adesão ao Festival Mba’e Porã

29 AGO 2020 • POR Portal da Educativa • 13h38

Neste domingo (dia 30 de agosto), o programa Show da Terra reapresenta a participação de um dos ícones da música sul-mato-grossense, o compositor, músico e cantor Geraldo Espíndola. Importante autor da moderna música popular brasileira, Geraldo Espíndola apresenta as principais canções de seu repertório. Dono de longeva carreira. Geraldo Espíndola começou aos 15 anos, em 1967, quando tocava violão e guitarra na banda “Bizarros, Fetos e Pára-quedistas de Alfa Centauro” na qual tinha como companheiros Paulo Simões, James Dalpoggeto, Maurício Almeida, João Vaca-Louca e Mário Márcio. Foi também nessa época que Espíndola compôs sua primeira canção, “A Flor do Meu Jardim”.

Geraldo vem de uma família de músicos e mesmo com a carreira solo, participou de outras bandas ao lado dos irmãos Alzira Espíndola, Celito Espíndola e Tetê Espíndola.  A projeção musical veio com a banda Tetê & O Lírio Selvagem, grupo que deu notoriedade nacional à irmão Tetê. Geraldo era um dos principais compositores do repertório da banda. Sua carreira conta com participação por festivais de música tendo saído vencedor de alguns deles com músicas tais como “Sorriso”, também a sua primeira gravação em disco, “Fonte da Ilusão” e “Ponha na Sua Cabeça”.

Geraldo Espíndola teve canções gravadas por cantores e músicos de prestígio nacional, como Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Almir Sater, Lecy Brandão, Gilberto Correa, José Augusto, Raça Negra e a dupla João Pedro & Cristiano.

Também gravou em produções de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Almir Sater, Maria Cláudia & Marcos Mendes, João Fígar, Jerry Espíndola, Arara Rara e Maria Alice. Neste período, ele também gravou três álbuns, sendo dois LPs e um CD.

Seus trabalhos mais recentes, os  CDs “Intimidade Acústica” e “30 Anos Nesse Mato” trazem uma retrospectiva de sua carreira, contendo desde algumas das suas primeiras composições até trabalho mais recente. A produção do CD contou com a participação de artistas de projeção nacional, como a cantora Elza Soares, o maestro João Guilherme Ripper e a Orquestra Sinfônica de Petrópolis, o pianista Mário Campos e os arranjadores Alê Siqueira e Arnaldo Antunes (Titãs), além da participação de Arrigo Barnabé.

Geraldo Espíndola é mais que um compositor, músico e cantor de talento, tornando-se ícone da música sul-mato-grossense e do Centro-Oeste e de projeção nacional e internacional.

Muito afeto às questões indígenas, tratadas com muita sensibilidade em suas criações, Geraldo Espindola pede que o público que aderir ao Cachê Solidário,  iniciativa do Show da Terra e TVE Cultura MS para atenuar as dificuldades impostas pela pandemia, destine suas doações às comunidades indígenas,  que precisam de apoio para perfurar poços artesianos e comprar equipamentos de proteção individual (EPIs).

As doações podem ser direcionadas por meio do link abaixo

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/festival-mba-e-pora-arte-pela-protecao-dos-povos-indigenas

Outra opção para a contribuição 

Banco do Brasil

Agência: 0954-7

C/C: 6973-6

Titular: Tiago R. Botelho

Contato: (67) 98130-0607

Transmissão:
https://www.tvecultura.ms.gov.br/ao-vivo/
TVE Cultura – Canal 4.1 TV Aberta – Campo Grande;
TVE Cultura Canal 13.1 TV Aberta – Dourados;
TVE Cultura Canal 45.1 TV Aberta – Chapadão do Sul;
TVE Cultura Canal 15 – NET;

Assista – O programa Show da Terra, com apresentação do comunicador Zé Trovão e direção artística de Sandra Freitas vai ao ar aos domingos às 10h30 e reapresentação às quartas-feiras às 16hs na TVE Cultura MS.