Cotidiano

Hemosul precisa de sangue O positivo e negativo e A negativo

12 JUL 2020 • POR • 12h03

Com o frio dos últimos dias, as doações de sangue caíram e os estoques estão baixos no Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), que está convocando doadores voluntários.  

Todos os doadores são bem vindos à unidade, mas o pedido é direcionado especialmente aqueles que possuem os tipos sanguíneos: O positivo, O negativo e A negativo. 

Além da demanda espontânea, é possível fazer o agendamento para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. A doação programada é uma forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades.

Para prevenir o contágio da Covid-19, o uso de máscaras passou a ser obrigatório nas unidades de atendimento da Capital e interior do Estado. Além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso, o Hemosul também passou a medir a temperatura do voluntário, e disponibiliza álcool para higiene das mãos.

Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos.