Saúde

Imunidade está garantida para quem já teve Covid-19?

28 JUN 2020 • POR CNN • 17h08

Com o número de casos e recuperados pela Covid-19 subindo diariamente no país, muitas pessoas que já tiveram a doença têm dúvidas sobre estar imune ou não ao novo coronavírus. Em entrevista à CNN neste domingo (28), o médico Claudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS), esclareceu que ainda não há evidências concretas sobre a imunidade de quem já foi diagnosticado com a Covid-19.

"Não temos certeza absoluta de que [quem já teve] não poderá ter outra vez. O mais importante é justamente que estamos mudando o padrão cultural de relaxamento. Não pode relaxar, é uma questão de natureza comportamental", disse.

Para o especialista, é importante destacar que a redução de danos durante a pandemia é continuar seguindo as recomendações das autoridades médicas (uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel) para reduzir a capacidade de transmissão do novo coronavírus.

"De jeito nenhum podemos minimizar ou deixar de ter os cuidados gerais que estamos tendo. Vamos ter que viver um bom tempo até ter vacina ou remédio dentro de uma perspectiva relacional diferente daquele que vivemos até agora", completou Lottenberg.