EDIÇÃO SEMANAL

O PROGRESSO traz edição impressa tendo racismo com temática principal

22 JUN 2020 • POR O PROGRESSO • 08h46

A edição impressa do Jornal O PROGRESSO desta semana apresenta uma série de reportagens sobre racismo.

Com a ampla repercussão do assunto após a morte do americano George Floyd, assassinado por um policial branco que o asfixiou com os joelhos durante abordagem na cidade de Mineapollis (EUA), a equipe do jornal douradense foi descobrir qual a realidade do racismo na maior cidade do interior do Estado. 

Descobrimos que aqui as denúncias são mínimas. Muitas vezes, ocorrências de racismo acabam sendo convetidos em injúria racial, o que diminui a intensidade da penalização ao acusado. 

Analisamos ainda a relação da pandemia do novo coronavírus com a comunidade negra. Eles integram um grupo de vulnerabilidade. Entenda o porquê.

Ouvimos também o delegado regional da Polícia Civil, que avaliou como "falacioso" o discurso de oposição entre policiais e negro, pelo menos em Dourados. Ele explica o porquê as ações policiais são predominantemente realizadas em comunidades periféricas, ocupadas por maioria negra.

Ainda tem orientação jurídica com o advogado Marcelo Cândido, que detalha como vítimas de racismo podem acionar a Justiça e terem seus direitos preservados.

Vale também destacar a reportagem com a escritora Danielle Ferreira, que se inspirou nas experiências dolorosas da própria vida para criar 'Odara', a "pretinha inteligente" que tem encorajado crianças em todo Brasil, e até outros países, ao empoderamento negro. 

A edição impressa estará disponível nas principais bancas e padarias da cidade após às 13h, além da remessa disponível também na sede do Jornal O PROGRESSO, na Avenida Presidente Vargas, n° 447 - Centro. Você já pode ler também pela versão digital na aba 'Edição Impressa', no topo da página.