Covid-19

Voluntárias confeccionam e doam máscaras para pacientes com câncer

31 MAI 2020 • POR Valéria Araújo • 13h08

Um grupo de voluntárias de Dourados resolveu usar o tempo da quarentena para ajudar pacientes que estão em tratamento contra o câncer.  Ao todo 15 mulheres do grupo “Amigos do Peito” já confeccionaram juntas mais de um mil máscaras. A iniciativa deu tão certo que elas ampliaram o atendimento e já doam para quem pede ajuda no bairro onde moram, independente se tratam a doença ou não.

Iracema Tiburcio é uma das voluntárias. Ela disse que uma das diretrizes do grupo, que abrange mais de 50 pessoas, é o trabalho em prol de quem precisa de ajuda. “Nós já vínhamos fazendo outros projetos já conhecidos pela sociedade e com a entrada da pandemia, resolvemos abraçar mais esse. Todos os dias as voluntárias reservam parte do seu tempo da quarentena para produzir e distribuir. Eu mesmo, no meu bairro, sai de porta em porta entregando para quem havia me pedido. É bom para quem recebe e muito gratificante para quem doa”, explica, observando que as máscaras confeccionadas pelo grupo já chegaram em unidades de tratamento de câncer, unidades de saúde dos bairros e nas comunidades mais carentes.

Modo de usar

A máscara feita com tecido foi recomendada pelo Ministério da Saúde, diante da dificuldade de abastecimento do mercado com máscaras cirúrgicas. Ela deve ser trocada regularmente e nunca compartilhada.

Amigos do Peito

O projeto "Amigos do Peito" existe desde 2003, quando um grupo de oração formado por amigas, decidiu se juntar também para ajudar mulheres que passaram pela mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer.

Depois das próteses mamárias, as voluntárias abraçaram o projeto de perucas de cabelo natural em parceria com o Semiaberto feminino e 3ª Vara Criminal. As voluntárias decidiram ampliar a corrente do bem por meio das redes sociais para doação de matéria-prima para confeccionar as perucas da lãs para as crianças em tratamento de câncer. Elas também têm a Boneca Vitória para pessoas que venceram o câncer e outras dezenas de ações sociais por Dourados.

Como doar

O grupo aceita doações de material como linha, tecido e elástico para continuar as produções. Para doar, o interessado pode entrar em contato com qualquer uma das voluntárias. O telefone da Iracema é: 99608 9248