Covid-19

Região de MS pode sofrer lockdown, adverte secretário de Saúde

24 MAI 2020 • POR • 10h41

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse neste sábado (23), que a região sudoeste de Mato Grosso do Sul, área que concentra atualmente quase um quarto dos casos de covid-19 do estado, pode sofrer um lockdown completo.

Resende comentou que a medida extrema pode ser adotada em razão da baixa adesão da população local, mesmo as pessoas contaminadas com o coronavírus, ao isolamento social, e ao crescente número de casos.

Juntos, os quatro municípios da região que tem ocorrência da doença: Guia Lopes da Laguna (144), Jardim (30), Bonito (30) e Bela Vista (2), têm 206 casos, isso representa 24%, quase um quarto, dos 858 registros de covid-19 do estado (dados até a manhã deste sábado – 23).

Neste sábado, dos 53 novos casos contabilizados em Mato Grosso do Sul, 39, o que representa 73,5%, foram registrados na região: 23 em Guia Lopes da Laguna, 13 em Bonito e 3 em Jardim.

O secretário estadual de Saúde diz que na região a situação é mais preocupante em Guia Lopes da Laguna, que tem uma das mais altas incidências da doença do país, com 1.455,3 por 100 mil habitantes.

Resende diz que a situação se agrava por conta da maioria dos moradores, mesmo aqueles que testaram positivo para a doença, não estarem respeitando o isolamento social. Ele fez menção ao exemplo de três pessoas de uma mesma família, todos com covid-19, que nesta sexta-feira (22) viajaram de Guia Lopes da Laguna, onde moram para a cidade de Porto Murtinho, para participar do velório de familiares que tinham morrido em um acidente de trânsito.

O secretário diz que conversa com os municípios sobre a situação e adverte que medidas mais rígidas serão adotadas. (G1/MS)