CARGA HISTÓRICA

MPF quer prisão de motorista e "inceração urgente" de 28 toneladas de maconha apreendidas em MS

22 MAI 2020 • POR Da Redação • 12h35
(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul registrou a maior apreensão de maconha da história do país na quarta-feira, 20 de maio. Graças a um trabalho investigativo da Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o motorista de caminhão Vanderlei César Hermann transportando 28 toneladas da droga em uma carreta próximo ao município de Tacuru (MS).

Ontem, 21 de maio, o Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República Eduardo Rodrigues Gonçalves, em substituição no município de Naviraí (MS), manifestou-se pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva e pela incineração urgente da droga, que encontra-se a poucos metros da fronteira com o Paraguai.

Segundo consta nos autos, Vanderlei receberia R$ 40 mil para levar a droga de Ponta Porã até São Leopoldo (RS). Para o MPF, trata-se de tráfico internacional de drogas, considerando a quantidade de entorpecente e o fato de ter sido entregue ao motorista em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva se sustenta na elevada quantidade da droga, característica da prática do tráfico organizado, estruturado e que ostenta extremo lucro em detrimento da saúde pública e do vício da população.