Covid-19

Em MS, ministro diz que 40 mil militares estão atuando na pandemia

20 MAI 2020 • POR Sandro Paulino • 17h09
Ministro da Defesa durante coletiva - Sandro Paulino

O Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva e o Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende participaram hoje (20) das atividades de descontaminação realizadas por militares da Marinha do Brasil no Hospital Regional de Campo Grande.

Durante a coletiva, o ministro prestou contas das ações de apoio que as Forças Armadas têm dado aos estados no enfrentamento ao Covid-19. Ele destacou que atualmente cerca de 40 mil militares  das Forças Armadas estão envolvidos em ações preventivas em todo o território nacional.

Em coletiva com a imprensa ele esclareceu ainda que no eventual apoio do órgão em medidas de controle social seriam necessários outros amparos como “poder de polícia” em uma situação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Silva considerou, porém, que no momento não há essa necessidade já que os aparatos dos Estados estão sendo suficientes para realização das medidas existentes.

Ainda durante o encontro, o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que a pasta já solicitou o apoio de militares das Forças Armadas para ações em prol do isolamento social. O objetivo é diminuir a desobediência às recomendações das autoridades sanitárias. Ele citou, por exemplo, a preocupação do Estado em relação a cidade de Jardim, cujo índice de isolamento social chegou a 44,1%, onde o Exército possui aproximadamente 240 militares que poderiam estar apoiando os órgãos estaduais nas medidas de isolamento, porém tal apoio precisa de autorização via Decreto Presidencial de GLO.

Resende também comentou sobre o recente aumento em números de casos de Covid-19 em aldeias de Dourados relacionados com o surto de contaminação em frigorífico da região. Conforme ele, o Governo do Estado e a empresa estão trabalhando para conter o avanço da doença e ao mesmo tempo que buscam uma solução para diminuir o impacto econômico na região.

O secretário adiantou que o Governo do Estado está em tratativas junto à empresa JBS para apoio na aquisição de 80 kits de UTI com respiradores para distribuir para diversas cidades do MS. O governo também encaminhou proposta à empresa com a distribuição de 03 leitos para Costa Rica, 5 leitos para Maracaju, 5 leitos para Jardim, 5 leito para Guia Lopes, 5 leitos em Bonito, dentre outros.

Questionado sobre a decisão do Ministério da Saúde de ampliar o uso da Cloroquina, geraldo disse que existem diversos medicamentos sendo utilizados no tratamento da Covid-19 que ainda carecem de estudos e evidências científicas. Porém, segundo ele, o Estado se adiantou e comprou cloroquina para estudos e uso no tratamento da Covid-19. O medicamento foi disponibilizado para os municípios que queiram utilizá-lo, desde que indicado por um médico e com o consentimento do paciente e sua família. Geraldo enfatizou ainda que apesar de respeitar as autoridades federais, acredita que as diretrizes de enfrentamento à doença devem ser pautadas pela ciência e lideradas por pessoas que tenham um diploma médico.