Ministério da Saúde

Ministro Mandetta é demitido e em seu lugar entra Nelson Teich

16 ABR 2020 • POR Redação • 15h35
Bolsonaro e Mandetta passaram a ter desavenças após a pandemia do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro demitiu na tarde desta quinta-feira (16) o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde). Os dois tiveram reunião no Palácio do Planalto. O oncologista Nelson Teich assumirá o posto.

Mandetta já tinha ficado perto de ser afastado na semana anterior. O presidente, no entanto, teria voltado atrás da decisão de demitir o subordinado a partir de conselhos da ala militar.

A pressão em torno da demissão voltou a ganhar força no último domingo (12), depois que Mandetta deu entrevista exclusiva ao Fantástico, da TV Globo, emissora classificada como "inimiga" pelo presidente. Bolsonaro foi pego de surpresa.

Na ocasião, o ministro cobrou um discurso único do governo federal a respeito do isolamento social. Disse que os brasileiros estão "sem saber" se escutam o presidente da República ou o ministro da Saúde. Ambos têm visões diferentes sobre a melhor forma de enfrentar a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O presidente diz que considera exageradas as medidas de isolamento social indicadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde brasileiro –estas adotadas por diversos Estados e recomendadas pela maior parte dos especialistas da área.

Novo Ministro
Teich é carioca e formado em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele chegou a ser cotado para a pasta da Saúde antes da posse de Bolsonaro na Presidência. Teich foi consultor de saúde durante a campanha eleitoral de Bolsonaro e assessorou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, de setembro de 2019 a janeiro de 2020.

Também fundou e é presidente do Instituto COI de Educação e Pesquisa, uma organização sem fins lucrativos criada em 2009 para fazer pesquisas clínicas e trabalhar com programas de formação nas diversas áreas de tratamento do câncer, como hematologia, oncologia, radioterapia, física da radiação, enfermagem e farmácia.

Teich coordena a parceria com o programa de consultoria MD Anderson, criada com o objeito de criar um centro integral de câncer no Rio.

*(Com informações do R7)