SAÚDE

Psicóloga orienta para os efeitos da quarentena no comportamento das crianças

9 ABR 2020 • POR O PROGRESSO • 07h20
Psicóloga Camila Cavalcante, na redação d'O PROGRESSO Digital - Divulgação

Longe da escola, dos amigos, dos avós, da rotina normal, o público infantil acaba sendo bastante impactado pela quarentena proposta na prevenção ao contágio do novo coronavírus. Lidar com os pequenos em dias de distanciamento social exige dos pais um esforço extra, que muitas vezes acaba ficando repetitivo e desgastante. 

Para isso, O PROGRESSO Digital convidou a psicóloga Camila Cavalcante, que traz orientações sobre esse período e dicas para que os pais também minimizem o estresse causado pela interrupção da normalidade de casa.

Segundo a profissional, o ideal é que as crianças sejam esclarecidas sobre o que de fato está ocorrendo no mundo, o porquê do distanciamento e também que os pais busquem entender como os filhos estão enxergando esse período. 

Outra orientação é para a conscientização da criança sobre a importância do contato social, do abraço, do afeto. 

E para atender as expectativas de atividades diárias, Camila sugere que os pais façam um planejamento e busquem durante essa quarentena, estimular os pequenos a desenvolver habilidades com acompanhamento, por exemplo no preparo de bolos, nos cuidados com o jardim, com os bichinhos da casa e outros. 

A entrevista completa está no IGTV d'O PROGRESSO Digital no Instagram. É só clicar e assistir.