COMÉRCIO

Lojas abrem, mas movimento é tímido no Centro de Dourados

7 ABR 2020 • POR O PROGRESSO • 11h08
Foto: Cido Costa

O primeiro dia de flexibilização das restrições de isolamento em Dourados registrou manhã com lojas abertas, mas fluxo de pessoas ainda tímido. Nas ruas centrais é evidente o aumento da movimentação de veículos. 

Ontem (6/04) a prefeita Délia Razuk (PTB) divulgou a suspensão dos decretos de fechamento do comércio com a publicação de novas regras para o funcionamento dos estabelecimentos. 

Nesta manhã, a reportagem de O PROGRESSO pôde identificar uma circulação bem distante do comum, mesmo com a liberação para o atendimento ao público. A maioria das lojas destinaram um funcionário para controlar a entrada nos estabelecimentos, considerando que deve ser cumprida a regra de 30% da capacidade. Ou seja, se o alvará do estabelecimento permite o fluxo de até 100 pessoas, o comércio deve permitir a entrada de apenas 30. Isso vale para restaurantes também. 

Ainda é preciso que os gestores disponham de álcool em gel nas entradas e também monitorem as filas, impondo espaço de dois metros a cada cliente.

Em transmissão ao vivo ontem pela página da Prefeitura de Dourados, o porta-voz do comitê de gerenciamento da crise do novo coronavírus na cidade, o médico Frederico Oliveira Weissinger, afirmou que a abertura do comércio não representa uma volta à normalidade. 

Ele ressaltou que as pessoas precisam ficar em casa, seguindo as regras do isolamento social, e utilizar o comércio apenas em necessidades indispensáveis. 

Segundo Weissinger, o município reforçou as equipes de atendimento em saúde contratando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, destacando ainda que as contratações seguem em aberto para os profissionais da saúde. Quem se interessar, basta procurar o setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde. 

Hoje a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim do coronavírus no Estado sem novos casos em Dourados, permanecendo com 6 casos. Ao todo, Mato Grosso do Sul já registra 80 casos confirmados, 14 a mais do que ontem quando a pasta atualizou os números em 66 casos. 

As novas confirmações foram realizadas em Nova Andradina (6), Campo Grande (4), Batayporã (1, com óbito da paciente), Chapadão do Sul (1), Corumbá (1) e Sonora (1). 

Dos 80 casos confirmados no Estado, 33 já finalizaram a quarentena e seguem sem sintomas. Outros 29 estão em isolamento domiciliar, 16 internados (5 em leitos públicos e 11 em leitos privados), e dois óbitos.