FIM DA QUARENTENA

Comércio é aberto e vida volta à "normalidade" na Capital

6 ABR 2020 • POR Da redação • 08h03
Avenida 14 de Julho, centro comercial de Campo Grande. - Gabriel Marchese/CAMPO GRANDE NEWS

A quarentena dos campo-grandenses está chegando ao fim. Depois de duas semanas de comércio fechado, com a maioria da população em isolamento, cerca de 80% das atividades voltam ao normal nesta segunda-feira, inclusive, com quase 8 vezes mais ônibus circulando pela cidade do que no início da quarentena, em 21 de março. 

Conforme noticiado pelo Campo Grande News, no Centro e nos bairros, a abertura comercial será em horário diferenciado, de 9h às 16h30 durante a primeira semana de experiência. Trabalhadores com mais de 60 anos, devem ser dispensados, assim como os que tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão. O mesmo vale para as repartições públicas municipais, que reabrem amanhã, terça-feira, mas de 8h30 às 13h30 e com 50% do efetivo reduzido.

São muitas regras a serem cumpridas, tanto em comércios, quanto no transporte público, e apenas 450 fiscais distribuídos pela cidade a partir das 7h30 de hoje para verificar o respeito aos decretos que estabelecem medidas de biossegurança. Por isso, segundo o site da Capital, o apelo da prefeitura tem sido por "responsabilidade" e a orientação de só sair de casa se tiver de trabalhar ou se for indispensável.

Em Dourados a semana começou com comércio ainda fechado. A prefeita Délia Razuk (PTB) informou na semana passada que pretende tratar do assunto somente a partir de amanhã, 7/04. 

Até ontem (5), a Capital tinha 43 casos registrados de covid-19, dos 65 confirmados em Mato Grosso do Sul. Na cidade, 8 pacientes estão internados por apresentarem sintomas mais severos.

Mas o prefeito Marquinhos Trad repetiu durante toda a semana que antecedeu a reabertura gradual das empresas que, caso os números disparem na Capital, tudo deve ser novamente fechado.

Outro fator que pode contribuir para mudança nos planos iniciados nesta segunda-feira é o registro de morte pela doença, o que aqui em Mato Grosso do Sul só ocorreu em Batayporã. Apenas dois estados brasileiros ainda não tem óbitos causados pelo coronavírus: Acre e Tocantins. 

Veja o que abre e o que permanece fechado na Capital: