DOURADOS

Servidores da saúde dispensados com sintomas gripais aguardam teste rápido da Covid-19

3 ABR 2020 • POR O PROGRESSO* • 08h45

Servidores da saúde pública de Dourados estão sendo dispensados das funções nas unidades básicas, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e hospitais ao apresentar sintomas gripais, mesmo que leves. Durante coletiva de imprensa via internet, o diretor do Núcleo de Vigilância em Saúde Emerson Eduardo Corrêa afirmou que esses profissionais aguardam a chegada dos testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. 

Somente a partir dos exames esses agentes poderão retornar ao trabalho, caso apresentem resultado negativo à doença.

Com resultado em até 20 minutos, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

O Ministério da Saúde distribuiu na quarta-feira (1°) 500 mil testes rápidos para os estados Brasileiros. Mato Grosso do Sul obteve 7.047. Eles serão destinados os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas”, completou.

O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana.

Além do material de diagnóstico rápido, Mato Grosso do Sul também recebeu 1.776 testes de biologia molecular (RT-PCR), que identifica o Coronavírus logo no início da doença. O teste é usado para diagnosticar casos graves internados com o Covid-19. 

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende afirmou que a equipe técnica da SES (Secretaria Estadual de Saúde) ainda estuda como fará a distribuição desses itens aos 79 municípios. Ele disse ainda à reportagem que além das aquisições junto ao Governo Federal, o Estado também comprou outros 10 mil testes RT-PCR, cujo resultado é mais preciso. 

O PROGRESSO tentou descobrir o número de profissionais afastados e também a quantidade de testes que devem ser recebidos do Ministério da Saúde e comprados com aporte financeiro da Prefeitura, no entanto todas as informações estão sendo concentradas para coletiva de imprensa com transmissão ao vivo pela página oficial da administração no Facebook. A videoconferência está agendada para às 11h desta sexta-feira (3/04).

Apesar disso, Emerson antecipou que hoje à tarde será montado um plano de ação para executar a demanda desses profissionais afastados. 

*Com informações do Ministério da Saúde