Covid-19

Militares fazem a descontaminação de aeroporto em MS

2 ABR 2020 • POR Thiago Costa • 20h48
Militares durante os trabalhos de desinfeçcão na área interna do aeroposto - Thiago Costa

Mais de 20 militares da Marinha do Brasil realizaram a descontaminação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (2). O trabalho é realizado pelo grupo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DNBQR) do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3º BtlOpRib) de Ladário. Na ocasião foram descontaminadas as áreas externas do aeroporto, com o auxílio de um caminhão do Exército, além das áreas internas que são comuns a funcionários e usuários do aeroporto. A equipe militar utilizou roupas especiais, máscaras e equipamentos especiais durante um período de cerca de 5 horas.

O comandante do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, capitão de fragata Costa Santos, disse que a descontaminação não tem um período efetivo e validade dela vai depender das medidas de prevenção dos usuários. Segundo ele, durante os trabalhos foi utilizada uma mistura que leva em conta 20 litros de hipoclorito de sódio, conhecido como água sanitária, diluídos na proporção de 10 litros de água para 1 litro de hipoclorito de sódio, 10 litros de álcool 70% e uma menor quantidade de álcool isopropílico ou álcool hospitalar. 

A equipe contou com o apoio de 15  militares do Exército Brasileiro e foi coordenada pelo Comando Conjunto Oeste. O assessor de comunicação da instituição, tenente-coronel Sérgio Alves, explicou que essa foi a primeira ação realizada em Mato Grosso do Sul, porém as Forças Armadas estão se preparando para atender demandas em todo o País e a região pode ter mais solicitações atendidas.

O Comando Conjunto Oeste coordena as ações das Forças Armadas na área do Comando Militar do Oeste, apoiando as ações de combate ao coronavírus com 1.550 militares além dos trabalhos internos contra o Covid-19 no interior dos quartéis.