ISOLAMENTO SOCIAL

Post nas redes sociais convoca população para buzinaço em prol abertura do comércio

27 MAR 2020 • POR O PROGRESSO • 08h00
Foto ilustrativa com carros na Avenida Coronel Ponciano, em Dourados. - A.Frota/Assecom

Uma publicação que circula em vários grupos no WhatsApp e perfis no Facebook convoca a população de Dourados para 'buzinaço' em frente à Prefeitura de Dourados, na Avenida Coronel Ponciano. A manifestação, marcada para às 10h desta sexta-feira (27/3), tem como objetivo pressionar a gestão municipal a revogar o decreto que determinou o fechamento do comércio em prevenção ao contágio do novo coronavírus. 

Na imagem o texto informa: "buzinaço pela abertura das empresas atendendo o último decreto presidencial. Vamos cuidar dos nossos idosos, o resto precisa voltar para a guerra". 

 

A divulgação é claramente estimulada pelo pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro na terça-feira (24/3), que recomendou aos estados e municípios via transmissão em rede nacional, a abertura do comércio e das escolas, desfazendo assim o que ele chamou de 'confinamento social'. Diferentemente do que a divulgação transmite, não houve um decreto presidencial determinando a abertura das empresas, e sim uma recomendação do chefe de estado visando amenizar os impactos na economia. 

No entanto, a medida contraria a orientação das autoridades de saúde. O próprio Ministério da Saúde já havia afirmado que o isolamento é a principal estratégia para conter o avanço do contágio, que já chegou a 2.989 infectados em todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul já são 25 diagnósticos confirmado para a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

Manifestação semelhante também está marcada para acontecer na Capital. 

Após o pronunciamento do presidente, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado afirmaram que iriam manter as determinações já impostas para conter o avanço dos casos. 

*Matéria atualizada após alteração do horário e local da carreata