ZONIR TETILA

Ex-primeira dama de Dourados está com dengue hemorrágica e precisa de doação de sangue

25 MAR 2020 • POR O Progresso • 10h20
Zonir e Laerte Tetila.

A professora aposentada e ex-primeira dama de Dourados, Zonir Tetila, esposa do ex-prefeito Laerte Tetila, está internada há três dias no Hospital do Coração com quadro de dengue hemorrágica estável. 

No entanto, segundo o filho André Tetila, as plaquetas estão caindo sendo necessárias transfusões de sangue. No Hemocentro de Dourados o estoque está com alerta de desabastecimento ativado e a família mobiliza campanha nas redes sociais para doação. 

O tipo sanguíneo da ex-primeira dama é O+, mas neste momento é preciso que os doadores de qualquer tipagem se disponham a abastecer o banco de sangue de Dourados, especialmente num período onde além do combate ao novo coronavírus, a dengue também tem sido um desafio e tanto para a saúde pública em Mato Grosso do Sul. 

Até ontem (24/3), Dourados já havia confirmado 474 casos de dengue. A cidade registrou neste ano uma morte pela doença, sendo um homem de 61 anos, com óbito em 31 de janeiro.

De acordo com o levantamento do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, 1.088 pacientes foram notificados com sintomas da doença, sendo 474 confirmados, 254 ainda em investigação e outros 360 descartados. 

No último boletim atualizado, em 18/3, Mato Grosso do Sul já havia registrado 18 óbitos por dengue. As notificações chegaram a 33.014, com 12.131 casos confirmados da doença. Hoje (25/3) à tarde um novo levantamento deve ser divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

André Tetila ainda acrescentou que o pai, ex-prefeito de Dourados entre 2001 e 2008, segue em quarentena em casa conforme recomendação do Ministério da Saúde.

SOBRE AS DOAÇÕES

Durante o período de restrição devido ao coronavírus, a orientação do Hemocentro é que o doador agende a contribuição de sangue via telefone. O número para contato é o (67) 3424-4192.