Cultura

Delinha canta na capital em homenagem ao Dia da Mulher

4 MAR 2020 • POR Renato Giansante • 14h53

Resgatar as origens da música regional e homenagear as mulheres pelo seu dia. Esses são os objetivos do Reviva Cultura que será realizado no domingo (8) na Avenida 14 de Julho em Campo Grande e terá como grande atração a cantora Delinha.

“Farei uma verdadeira homenagem às mulheres. Estou muito feliz e muito privilegiada em poder cantar mais uma vez na Rua 14 de Julho. Na primeira oportunidade, toquei num dia muito especial para Campo Grande, na reinauguração da via, e agora terei a grata alegria de fazer um som tradicional para as mulheres”, disse a dama do rasqueado, Delinha.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), terá além da música, uma feira de pets e gastronomia. O início está marcado para às 17h e a expectativa é de atrair cerca de 8 mil pessoas.

“É uma grande honra receber estes grandes nomes da música do nosso Estado em um dia tão especial, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Com o Reviva Cultura, a Rua 14 de Julho e o Centro de Campo Grande estão ganhando vida novamente”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

Outra atração será o Grupo Acaba que conta com 54 anos de história e praticamente nasceu em Campo Grande, dos movimentos estudantis no ano de 1968, com a proposta de levantar a Cultura regional.

“Temos um papel relevante no registro do nosso folclore, associado com a história da cidade. A Rua 14 de Julho permeia a história social e política de Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Então, para nós, é uma grande honra poder participar do Reviva Cultura, com canções especiais para as mulheres”, relatou o músico Moacir Lacerda, integrante e porta voz do Grupo Acaba.

De acordo com a prefeitura, o Reviva tem objetivo resgatar tempos em que Campo Grande era ainda uma pacata cidade do antigo estado de Mato Grosso e a 14 de Julho era bem diferente do que hoje os campo-grandenses vivem.

Mais Dia das Mulheres

A programação especial do final de semana da capital para o Dia Internacional das Mulheres começa no sábado (7) com o show “Elas pelo Parque” a partir das 9h, na rua Barão do Rio Branco. O evento terá muita música, protesto contra desmatamento e exposição de arte.

No Sesc da capital, também no dia 7, o encontro do “Leia Mulheres CG” irá debater o livro “Heroínas Negras Brasileiras” em 15 cordéis a partir das 15h. No mesmo horário, haverá a "Cicletada de las niñas", exclusivo para meninas e mulheres cis e trans. O encontro acontece na Praça do Rádio Clube.

Para finalizar o sábado, na feira Guanandi, acontece o “Mulheres na Resistência” em uma ação da Marcha Mundial das Mulheres.

Já no domingo haverá a manifestação aos direitos das mulheres na Praça Ary Coelho denominado “Ato pela Vida das Mulheres”. No Laricas Cultural acontecerá o “Ser Mulher é Resistir” que contará com várias atrações e feira empreendedora.

Por fim, “As Donas do Joga Burguer” será realizada na Avenida Nely Martins com música, arte e orientações jurídicas.