Dourados

Diretor técnico da UPA é nomeado secretário adjunto na Saúde de Dourados

A nomeação acontece após um mês dele ser acusado de não cumprir a carga horária determinada nas funções da unidade

4 MAR 2020 • POR Vinicios Araújo • 13h52

O diretor técnico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, Renato Cesar Nasser, foi designado ao cargo de secretário adjunto na Secretaria Municipal de Saúde. O comunicado foi divulgado na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (4/3) e tem validade retroativa ao dia 02/3.

Segundo a secretária de saúde Berenice Machado, a nomeação se dá devido a experiência do servidor nas questões gerenciais da pasta. De acordo com Berenice, Nasser já atuou como secretário de saúde em municípios do interior de São Paulo.

Na UPA, quem assume a função da direção clínica é o médico intensivista Gecimar Teixeira Junior, que estava até então ocupando o cargo adjunto na Saúde municipal.

Berenice ainda afirmou que a decisão foi uma iniciativa do próprio Gecimar, considerando o "fluxo intenso" de atendimentos na unidade. Em fevereiro, ele recebeu remuneração bruta de R$ 9.663,15. A informação consta no Portal da Transparência.

Já Renato Nasser, conforme a Transparência da Funsaud, possuía salário base como diretor técnico de R$ 8.600,00. Esse foi o valor recebido em janeiro. O pagamento de fevereiro ainda não está atualizado na plataforma.

No mês passado o ex-gerente da UPA Adriano Cândido Marques solicitou exoneração por "determinações incompatíveis ao código de ética" da profissão de enfermagem. No pedido, o servidor ainda acusa Nasser de não cumprir a carga horária devida de 20 horas semanais.

"Esse profissional não comparece a unidade para realizar seu papel como diretor e até mesmo para cobrir as lacunas encontradas na escala médica [...] ficando sob minha responsabilidade, muitas vezes, corrigir tais problemas que são ocasionados pela falta de tal profissional no atendimento ao paciente", afirmou Adriano Cândido Marques na época.

Questionada pela reportagem nesta quarta-feira (4/3), Berenice negou que a mudança de cargo tenha sido motivada por essa declaração.