alerta

MS tem 6,5 mil casos de dengue e 13 mortes

28 FEV 2020 • POR Da redação • 08h19
Mutirão foi realizado em distrito de Dourados no fim de semana passado - Divulgação

O número de mortes por dengue em Mato Grosso do Sul chega a 13. É o que informa boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta quinta-feira (27). A última vítima foi uma mulher de 28 anos, moradora em Bodoquena.

Os casos confirmados também saltaram após a atualização do boletim, feito a cada 7 dias. Na última semana, o número registrado era de 4.331 e agora, saltaram para 6.559. As notificações (casos ainda não confirmados) também sofreram grande alteração subindo de 16.256 para 20.444.

Campo Grande lidera os casos confirmados com um total de 2.184, seguido por Três Lagoas (830), Brasilândia (270), Chapadão do Sul (264) e Sonora (219). Dourados aparece com 122 casos.

Mutirão em Dourados

Sete caminhões de entulho foram retirados durante ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) no distrito de Vila Vargas, no final de semana.

Os agentes de combate a endemias visitaram domicílios e comércio, conscientizando moradores através de palestra e distribuição de materiais educativos. Foram recolhidos lixo e recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

A coordenação dos trabalhos considerou a ação altamente positiva. Foram encontrados 12 focos, coletados e enviados para analises; e foram retirados sete caminhões de matérias que poderiam acumular água, como lonas, pneus, materiais recicláveis, entre outros. Dos cerca de 800 imóveis vistoriados, 31 foram notificados, entre terrenos baldios e casas abandonadas, para que seus proprietários procedam à limpeza.