Carnaval 2020

Criado em 2005, a Prefeitura de Fatima do Sul anuncia o cancelamento do carnaval de rua pela segunda vez

Como em 2019, a alegação da prefeita Ilda Salgado Machado (PR), é a falta de recursos para investir na festa

1 FEV 2020 • POR Redação • 11h22
O Carnaval de Fatima do Sul já foi um dos mais requisitados em MS - Ribeiro Junior/SiligaNews

Criado em 2005, a prefeitra de Fatima do Sul anunciou novamente este ano que o Fatima Folia será cancelado. O motivo: falta de recursos.

Apesar de ser um dos carnavais mais famosos do Estado e importante para o turismo da cidade, a prefeita Ilda Salgado Machado (PR) informou que pretente investiver os recursos em outras prioridades para a população de Fatima do Sul. "O carnaval faz parte do nosso planejamento, e é um dos melhores carnavais de rua do Estado, porém, por questões do baixo orçamento, chegamos à conclusão que é inviável realizar o carnaval neste ano", informou Ilda Machado.

De acordo com a nota: "decidimos investir em saúde, por que sabemos que ainda não atingimos nossa meta, que é ter uma saúde 100% no município. Com o cancelamento do Fátima Folia investiremos também em Educação, para melhorar o Ensino dos nossos estudantes. Outro ponto primordial é o pagamento em dia do nosso funcionalismo público, bem como das dívidas existentes. Só assim poderemos manter nossa casa em ordem, pois nosso lema é compromisso e responsabilidade", finalizou.


Fátima Folia é cancelado pelo pelo segundo ano consecutivo / Foto: divulgação 

 

FÁTIMA FOLIA

O Fátima Folia teve sua primeira edição no ano de 2005, quando a prefeita Ilda Machado assumiu o comando da prefeitura de Fátima do Sul para seu 1º mandato. Após a primeira edição, o evento carnavalesco foi crescendo, e sendo realizados todos os anos, e a cada ano se despontando como a maior e melhor festa do interior do Estado. Em 2013, na gestão do ex-prefeito Júnior Vasconcelos, o evento ficou mais evidente, quando o Fátima Folia trouxe bandas conhecidas nacionalmente, além dos ex-bbbs, que abrilhantaram a festa.
 
Em 2016, no último ano de mandato do ex-prefeito, o promotor de justiça na época, recomendou que a festa não fosse realizada, devido à crise econômica na qual o país enfrentava. Diante da recomendação do MP, a prefeitura decidiu por não realizar o evento, porém a Liga Carnavalesca da cidade na época assumiu a realização do evento.
 
A Liga informou que a realização do evento aconteceria através de parceria entre empresários, comerciantes e Governo do Estado, e a prefeitura não iria investir dinheiro público na realização do carnaval. O evento foi realizado, e mais uma vez foi sucesso.
 
Em 2017, Ilda Machado assumiu a prefeitura para seu 3º mandato, e como era conhecida no estado, como a prefeita da festa, realizou o evento, que acabou não agradando a muitos, devido às bandas não serem conhecidas nacionalmente e o evento sofrer algumas mudanças das edições anteriores. Em  2018, não foi diferente, porém o Fátima Folia teve uma queda significativa em seu público durante as noites de folia.
 
Em 2019, semelhante a outros municípios do Estado, por não terem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, a prefeitura de Fátima do Sul decidiu por não realizar o evento. Em 2020, a situação não é diferente.
 
*Com informações de Fátima News