Alerta

Defesa Civil alerta para chuvas fortes com ventos de até 60km/h nas próximas 24 horas

O aviso de chuvas intensas e pontuais foi emitido nesta quinta-feira (30.01) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

30 JAN 2020 • POR Redação • 14h30
Chuva forte hoje em Dourados alagou e derrobou arvores - O Progresso

Mato Grosso do Sul está em estado de alerta para temporal. O aviso de chuvas intensas e pontuais foi emitido nesta quinta-feira (30.01) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A mensagem disparada por SMS para celulares cadastrados gratuitamente no número 40199, alerta para chuvas fortes e pontuais com ventos de até 60 km/h.

Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, por isso é importante seguir as orientações da Defesa Civil: não se abrigar debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos em locais próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos, e se possível desligar o quadro geral de energia.

Elaborado com base no monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é para as próximas 24 horas, e encerra as 11h de sexta-feira (31.01).  O alerta é destinado para municípios das regiões leste, sul, sudoeste, pantanal e, centro norte do Estado.

Dourados

Em Dourados está previsto chuva de até 35milímitros e calor acima de 30°C. No período da manhã, a chuva foi forte com ventos, que provocou alagamento e enxurradas e derrubou árvores.  

De acordo com a Estação Meteorologica da Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados, até às 12h29, choveu 15.5mm e a máxima chegou a a 30.2°C   

Alerta via SMS

Para receber os alertas personalizados direto no celular, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199. O conteúdo da mensagem é apenas o CEP de interesse. É possível se cadastrar para receber os alertas para mais de um CEP. O cidadão também pode optar por deixar de receber as mensagens a qualquer momento.