Saúde Pública

Depois das oito mortes por dengue em 2019, Dourados intensifica combate em 2020

Este ano Dourados já confirmou 14 casos positivos dentre as 69 notificações, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica

23 JAN 2020 • POR Marli Lange • 13h15
Este ano a saúde já começou a campanha para elertar a população - Divulgação

No ano passado, Dourados e Campo Grande lideraram o ranking de mortes por dengue, em Mato Grosso do Sul. Cada cidade teve oito óbitos confirmados. 

Este ano, Dourados já confirmou 14 casos positivos dentre as 69 notificações, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica. Outras nove pessoas foras diagnosticadas com chikungunya.

Para evitar mortes, este ano, a saúde pública de Dourados já começou a intensificar a campanha de prevenção aos moradores, através do  Departamento de Vigilância em Saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).  Além das visitas de rotina, os agentes de endemias estão atendendo denúncias sobre residências e terrenos sujos, favoráveis à incidência do mosquito, com notificação dos proprietários. Também estão sendo intensificadas as visitas a pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, entre outros.

Apesar de ainda apresentar baixa incidência de casos de dengue, o CCZ alerta para prevenção da doença. O período de calor e chuvas constantes é considerado ideal para reprodução do Aedes aegypti.

O CCZ ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da doença. O recolhimento de embalagens dos quintais, como copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus velhos, sacos plásticos, entre outros, é necessário para contribuir na prevenção.

Imóveis não habitados e terrenos em condições que notavelmente são atraentes para o mosquito da dengue devem ser denunciados ao CCZ, para que os agentes façam vistoria. O telefone para contato do CCZ é 3411-7753.