Artigo: Blanche Torres

Depressão, segundo a terapia Ayurveda

Ela acontece quando os 5 sentidos estão hiper estimulados ou quando não estão sendo usados adequadamente ou sub utilizados

21 JAN 2020 • POR Artigo: Blanche Torres • 10h19
Medicina ayurveda, que tem mais de 7 mil anos de existência comprovada - divulgação

Segundo a medicina ayurveda, que tem mais de 7 mil anos de existência comprovada, a depressão acontece quando os 5 sentidos estão hiper estimulados ou quando não estão sendo usados adequadamente ou sub utilizados. Segundo esta milenar terapia nós somos formados pelos cinco elementos: ar, fogo, terra, água e éter e estes elementos formam os doshas das pessoas: Vata, composta por ar e éter; Pitta, composto por fogo e água e Kapha formado por terra e água. Todos nós humanos temos porcentagens dos 3 doshas no nosso corpo e mente. Mas quando um dos doshas está excessivo ocorrem os desequilíbrios e consequentemente as doenças.

O dosha Vata muito aumentado causa muitas doenças no sistema nervoso, pois formado de ar e éter deixa as pessoas com excesso de preocupações, insônia, pensamentos excessivos o que pode levar a quadros de ansiedade e depressão. O tratamento segundo o ayurveda é pacificar o vata através de alimentação, óleos, massagens, sauna, mantras, exercícios, sobretudo o yoga. Evitando alimentos frios, secos, amargos, leves e gelados.

É indicado ervas e temperos (massalas) ao paciente e terapias como shirodara (óleo morno que pinga sobre a cabeça) e abyanga (oleação no corpo). Segundo Dr. Paritoshi, medico ayurvedico, devemos nos alimentar somente 2 vezes ao dia e prepararmos nosso próprio alimento, isto seria uma forma terapêutica de curar a depressão. Entre as refeições comer apenas frutas e oleaginosas. Segundo o Ayurveda a devoção, a oração e os ritos também fazem parte do protocolo de cura, junto com as mudanças alimentares, as massagens, o yoga e as ervas especiais para cada pessoa.

*Blanche Torres é terapeuta ayurveda formada pela Associaçõa Brasileira de Ayurveda e naturopata pelo INNAP