Índios x produtores

Ministério da Justiça vai enviar Força Nacional para área de conflito em Dourados

O pedido foi feito pelo governo do estado ao governo federal

16 JAN 2020 • POR Redação • 07h30
Segundo a Funai, Dourados tem a maior população indígena urbanizada do país - O Progresso

O Ministério da Justiça determinou o envio de uma equipe da Força Nacional para a área de conflito entre produtores rurais e indígenas em Dourados. O pedido foi feito pelo governo do estado ao governo federal.

A proposta é reforçar a segurança nas aldeias da cidade. De acordo com o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a previsão é que a equipe da Força Nacional chegue no fim do mês a região.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), Dourados tem a maior população indígena urbanizada do país, com cerca de 15 mil habitantes, que vivem em uma área de apenas 2,6 mil hectares.

Há 13 dias depois do confronto que deixou cinco feridos, quatro indígenas e um segurança privado, o clima na área que fica ao lado da reserva indígena de Dourados é tranquilo. Novos barracos já foram construídos pelos índios.

Por outro lado, seguranças permanecem na área. O último confronto registrado na área também é alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o órgão, testemunhas já foram ouvidas e vídeos que mostram o conflito vão passar por perícia.

A defensora pública da União, Daniele de Souza Osório, disse que até fevereiro outras medias devem ser tomadas sobre o assunto, inclusive, com uma visita do Conselho Nacional de Direitos Humanos em Dourados. (Fonte: G1-MS)