Dispositivos

Apple, Google e Amazon se unem para criar casas conectadas

18 DEZ 2019 • POR • 17h51

As gigantes Amazon, Google e Apple estão se unindo para desenvolver um padrão, em código aberto, para que seja possível desenvolver dispositivos para casas conectadas de maneira mais fácil e segura.

Segundo o G 1, o objetivo do projeto, chamado "Connected Home over IP" (Casa Conetada por IP, em tradução literal) é garantir que qualquer dispositivo ou produto que seja comprado para uma casa conectada seja compatível com o assistente de voz e o smartphone escolhidos pelo usuário.

Segundo um comunicado oficial, divulgado pelo grupo de empresas, o projeto deve "simplificar o desenvolvimento para fabricantes e aumentar a compatibilidade para os consumidores". Ainda fazem parte do grupo empresas que fazem produtos para casas conectadas, como a fabricante de lâmpadas Signify (das lâmpadas Philips Hue), Samsung SmartThings e a loja de móveis sueca Ikea.

Tecnologia de cada uma das gigantes vai ser utilizada no novo padrão. Um rascunho inicial, com especificações, deve ser lançado no final de 2020, segundo o comunicado. Protocolos de conexão utilizados atualmente, como Bluetooth e Wi-Fi, serão o foco, ao invés de procurar por novos modelos.

Google e Apple são os principais fabricantes de sistemas operacionais para celulares. As três empresas também são donas dos maiores assistentes de voz: Siri, da Apple; Alexa, da Amazon; Assistente, do Google.

Em 2019, Google e Amazon anunciaram a vinda oficial de dispositivos com assistentes de voz no Brasil. A Amazon lançou o Echo em outubro, enquanto que o Google chegou ao país com o Nest Mini em novembro.