Cidades

Amambai: Setor de saúde adquire aparelho hematológico

24 DEZ 2010 • POR • 10h20
O novo aparelho hematológico é capaz de gerar os resultados em apenas 1 minuto - Foto: Divulgação
AMAMBAI - Mais uma ferramenta foi adquirida pela prefeitura de Amambai a fim de melhorar ainda mais os serviços do Laboratório Central, que são oferecidos gratuitamente para a população. Esta semana chegou o novo aparelho hematológico KX-21-N, equipamento de última geração, importado e um dos melhores do mercado contador automático de células. O prefeito Dirceu Lanzarini, acompanhado do secretário de saúde Ednor Bampi, estiveram no Laboratório Central, para juntos verem a capacidade de trabalho do novo equipamento.

O KX-21-N é um equipamento de fácil operação, contendo também, um software totalmente em português. Pressionando apenas um botão, o sangue total é aspirado e analisado automaticamente sem a necessidade de operação manual.

Utilizando-se de apenas alguns microlitros de sangue, o KX-12-N fornece 18 parâmetros com os histogramas das séries brancas, vermelha e plaquetária, que podem ser observadas no monitor do próprio sistema ou impressos através de sua impressora interna ou externa (opcional). O KX-21-N utiliza-se da mesma tecnologia dos sistemas de maior porte para a aspiração do sangue, permitindo uma análise mais precisa dos resultados. Para avaliar e confirmar a precisão dos resultados, o KX-21-N conta com seis arquivos de controle de qualidade com gráficos de Levey Jennings.

O aparelho realiza um hemograma completo, exame este que avalia as células sanguíneas, contagem de plaquetas. O exame é geralmente requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Com este novo aparelho, em apenas 1 minuto sai o resultado. Além de oferecer mais agilidade, o KX-21-N gera mais qualidade e economia, já que é utilizado um reagente de cianeto não tóxico.

Para o prefeito Dirceu Lanzarini, a aquisição deste novo aparelho mostra que a administração municipal esta cada vez mais investindo na qualidade da saúde oferecida aos moradores. “É um dos aparelhos mais modernos que existem no mercado, com um preço bastante alto, mas que trará para o nosso laboratório, melhores resultados” disse Lanzarini.