UFGD

Gestores e fiscais de contratos recebem orientações

13 DEZ 2019 • POR • 14h09

Atualmente, mais de 100 servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuam como gestores e fiscais de contratos. Esse trabalho é imprescindível para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Afinal, ao chegar na universidade, todo estudante ou servidor espera encontrar um ambiente com a mínima infraestrutura que garanta seu bem-estar. Salas limpas, climatizadas, e iluminadas; acesso à internet e a livros de qualidade; equipamentos e laboratórios são itens básicos no dia-a-dia de quem trabalha e estuda na UFGD.

Para garantir essas infraestruturas mínimas, a UFGD precisa contratar empresas que vão prestar serviços ou fornecer bens e materiais de consumo. A gestão da universidade, como órgão público, segue toda a legislação pertinente para que os contratos celebrados com empresas privadas sejam executados de forma eficiente, buscando economizar os recursos públicos sempre que possível. Os servidores que atuam com a gestão e fiscalização de contratos têm, portanto, uma grande responsabilidade.

Para que o trabalho de gestão e fiscalização de contratos seja executado de forma eficiente, é necessário que os servidores envolvidos nessas atividades recebam as instruções corretas. “Como a UFGD adota o sistema de descentralizar a gestão de contratos, a Divisão de Contratos tem um papel de orientar quem é nomeado para essa atribuição. Ter acesso a informações detalhadas e de forma prática é muito importante para o servidor que assume tamanha responsabilidade. Quando eu entrei na UFGD, logo fui nomeado gestor de contrato. Contei com a orientação dos colegas de setor, procurei toda a legislação pertinente, mas tive muitas dúvidas práticas: para onde encaminho este documento? Qual setor é responsável por tal atividade? A equipe da nossa divisão desenvolveu um manual buscando prever toda a prática, inclusive com fluxuogramas desenhados mostrando cada procedimento”, relata Leonardo Menegucci, chefe da Divisão de Contratos da Pró-reitoria de Administração (Dicon/Prad).

Em agosto de 2019 foi editado o primeiro manual de gestão de contratos da UFGD, com o objetivo de apresentar de forma simples e prática as legislações pertinentes, e o passo a passo do trabalho de gestão e fiscalização. O manual é o documento mais completo elaborado pela equipe da Dicon, e que terá uma segunda edição a ser publicada no início de 2020, incluindo sugestões dos colegas servidores de outros setores. “Estamos prestes a criar uma comissão permanente - com servidores da Prefeitura Universitária, da PRAD e da PROAP - com o objetivo de manter o manual sempre atualizado, com informações detalhadas e de forma acessível”, revela Leonardo.