Esporte

Douradenses conquistam quatro medalhas no JEJ

8 DEZ 2019 • POR Renato Giansante • 10h20
Delegação sul-mato-grossense nos jogos que encerram no dia 30 em SC - Lucas Castro/Fundesporte

Quatro douradenses conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), disputado em Blumenau (SC), de 16 a 30 de novembro. O judô teve melhor campanha com três condecorações, sendo duas de ouro e uma de bronze. O xadrez também voltou com um bronze.

As medalhas douradas foram conquistadas por Ana Lia Hisano Oshiro do SEI, na categoria meio-leve, até 44 kg; e por Manuela Santos de Souza do Colégio Adventista na categoria pesado, acima de 64 kg. O judoca Breno Dias Duarte, do Castro Alves, ficou o bronze na categoria pesado, acima de 64 kg. O trio na faixa etária de 12 a 14 anos.

Já a atleta Caroline Aimy Muraoka, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, trouxe o bronze no xadrez no Torneio convencional ou pensado (15 a 17 anos).

Os douradenses contribuíram para Mato Grosso do Sul ultrapassar a marca de 2018 em pódios. Na edição do ano passado o Estado em Natal-RN foram 24 medalhas (10 ouros, 2 pratas e 12 bronzes). Desta vez, os sul-mato-grossenses conquistaram 31 medalhas, sendo 10 ouros, duas pratas e 19 bronzes.

A delegação do estado foi composta por 1 95 desportistas, em 13 das 14 modalidades da competição. O destaque foi o judô, que conquistou o maior número de medalhas, 12 no total. Destas, quatro foram douradas, duas prateadas e seis bronzeadas. Em apenas dois dias, dos quatro de disputa nos tatames, os atletas da arte marcial do “caminho suave” bateram o número de subidas ao pódio da edição anterior. Na capital do Rio Grande do Norte, oito atletas receberam premiação.

No Sul do país, a natação foi a segunda modalidade que mais obteve medalhas. Neste ano, foram nove, frente a sete faturadas na fase nacional de 2018.

Ao todo, 4.998 atletas, nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de alunos-atletas do Japão e Angola disputaram a competição nos 15 dias.