Fim de Semana

Bonito sedia Festival da Guavira

6 DEZ 2019 • POR • 15h29

Hoje e amanhã acontece o Festival da Guavira em Bonito. O evento que está em sua 16 ª edição é uma parceria com Prefeitura Municipal e vai reunir gastronomia e cultura na Praça da Liberdade. Este ano a programação contará com show do Grupo Canta Bonito. A entrada é gratuita.

Uma lei de 2017 transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A homenagem foi feita porque a fruta é abundante e apreciada no Estado. Também conhecida como gabiroba, a guavira tem como nome científico Campomonesia adamantium. É isso mesmo, o nome oficial da guavira é adamantium, o mesmo metal de que é feito o esqueleto praticamente indestrutível do personagem dos quadrinhos Wolverine. Isso se deve ao fato de ser conhecida como fruta da resistência, característica marcante também no mutante dos X-Men. 

O título curioso foi dado porque as frutas começam a aparecer nos guavirais nativos depois da seca. Após esse período de pouca disponibilidade de água, a planta é uma das poucas a frutificar, por isso é reconhecida como resistente. Isso ocorre de setembro a novembro e a colheita precisa ser rápida. As frutas amadurecem ligeiramente e duram, no máximo, duas semanas.

Apesar de ser símbolo do Mato Grosso do Sul, a guavira pode ser encontrada no Distrito Federal e nos estados do Centro-Oeste, além de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Às vezes aparece até mesmo nos estados da região Sul do Brasil, no Paraguai e na Argentina.