Caso Queiroz

MP vai retomar investigação sobre Flávio Bolsonaro

6 DEZ 2019 • POR Da redação • 11h06
Filho mais velho do presidente, Flávio volta a ser investigado - Edilson Rodrigues/Agência Senado

A investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (sem partido), que apura lavagem de dinheiro e peculato, será retomada. A decisão foi tomada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A apuração do caso, que envolve Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente Jair Bolsonaro, estava suspensa desde julho e aguardava uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

O imbróglio se deu em relação à legalidade de repasses de informações sigilosas por órgãos como o antigo Coaf e a Receita Federal com o MP sem autorização judicial. O Supremo considerou legal o envio de dados, com a ressalva de que seja feito somente por comunicações formais, sob sigilo e com a possibilidade de fiscalização posterior da Justiça sobre eventuais irregularidades. 

Em comunicado, a Promotoria informou que sempre fez uso de canais oficiais para pedir a produção de relatórios do Coaf - atualmente denominado UIF (Unidade de Inteligência Financeira). Pelo menos outras 935 investigações do MPF (Ministério Público Federal) também ficaram paralisadas, à época, com a decisão .