Mountain Bike

Douradense pedala 510 km com 18h17min

2 DEZ 2019 • POR • 17h20


O educador físico e jornalista Abilio Pietramale realizou um verdadeiro desafio solo extremo sobre duas rodas. Pioneiro do Mountain Bike no Mato Grosso do Sul, ele percorreu a distância de 510 km em 18 h 17 min com 27.9 km/h de média de velocidade em um percurso que teve início no Aeroporto de Dourados ao Aeroporto de Campo Grande ida e volta, a bordo de uma bicicleta antiga Monark aro 26 de 1991. Esta é a sexta vez que Abilio realiza o trajeto de 510 Km. 

Ele conta que estava bem treinado para encarar este desafio. Saiu de Dourados na última sexta feira de manhã, chegando na Capital a noite, perfazendo 8h e 35 min de pedal. Em Campo Grande, o atleta dormiu apenas 5 h e por volta das 7h começou o retorno chegando a Dourados no sábado, dia 30, por volta das 17h30. 

No trajeto, a alimentação era constante com muita água e energético Maguinus, além de ovo, batata, onde Pietramale tinha o suporte de uma moto com uma caixa térmica pilotada por Gabriel de Morais,  que colaborou com Abilio no longo percurso. “As paradas so aconteciam a cada 80 km para uma alimentação mais pesada. Geralmente uma marmita de comida ou um prato feito. O gasto total de energia e alimentos consumidos nas 18h e 17 min de pedal foram de 11 mil e 500 calorias registradas pelo aplicativo de esportes STRAVA este que também registrou a Altimetria, que são as subidas 3829 m, além registrar a potência média em Wats de 157 w.


Pedalando MTB desde 1986 Pietramale que é tri – campeão estadual na década de 1990, deu nome nas principais trilhas de Dourados como a do Cachorrão e Mata-Burro. Para Abilio, o objetivo deste percurso é conceber para os jovens a ideia do esporte sem doping e livre de drogas. Ele desenvolve projetos sociais há 22 anos que atendem semanalmente a comunidade gratuitamente, com a estrutura de apoio ao atleta, alimentação e hidratação. Em novembro, realizou várias ações como o Novembro Azul do Pedal Livre, o “Coletando” que gera renda para escolas através do lixo reciclado na Escola Estadual Rita Angelina, além do projeto  Manobras Educativas, que será realizado no próximo sábado e atende crianças carentes da instituição Meimei, organizado pelo grupo Bicicleticos.

Em seu programa semanal nas redes sociais, Abilio  Pietramale vai exibir uma reportagem,  com todos os detalhes desta aventura.  Para os projetos sociais, ele conta com as parcerias das empresas  Disk Doctor Bike,  Serlinc, So Frutas Atacadista, Gráfica Dourados, Posto Manain, Super Mercado Chama, Academia Dourados Fitness e Gmotos.