Saúde Pública

Prefeitura abre programação do "Dezembro Vermelho"

27 NOV 2019 • POR • 16h29

A  Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, abre na próxima sexta-feira, a programação alusiva à campanha ‘Dezembro Vermelho’, de prevenção à Aids.

Com o tema “Mais Amor Menos Preconceito”, a campanha inicia às 7h30, com blitz informativa/educativa para os motoristas na Base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), localizado na BR-163. No sábado, 30, das 8h às 13h, na Praça Antônio João, haverá a campanha “Fique Sabendo”, com distribuição de materiais informativos, educativos, preservativos masculino/feminino, realização de testes rápido para HIV, Hepatites Virais e Sífilis. Também estará presente o Núcleo de Atenção à Saúde Bucal, entre outros órgãos e entidades. O objetivo é atrair a atenção do público para o tema através da oferta de vários serviços e exames.

Já no domingo, dia 1º de dezembro, das 14h às 20h, a campanha “Fique Sabendo” será desenvolvida no Clube Ubiratan, com distribuição de materiais informativos, educativos, preservativos, sorteio de brindes e realização de testes rápido para HIV e Sífilis. No dia05, a partir das 8h, a campanha irá à Casa de Recuperação “Novo Olhar”, com realização de aproximadamente 70 testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.

Para essas ações, o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com parcerias das Unidades de Saúde, sociedade civil, Rotary Clube, UFGD, Liga de Infectologia, Programa Viva Mulher, Unigran, Clube Ubiratã, entre outros.

A Lei Federal nº 13.504, de 07 de novembro de 2017 e a Lei Municipal nº 4.172/2018 que institui o “Dezembro Vermelho”, visam incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como, para fomento à assistência, à proteção e à promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, na perspectiva de se alcançar maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito e descriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.

O “Dezembro Vermelho” é uma ação mundial de combate à Aids e todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população, durante este mês.