Cotidiano

Escritora de MS leva sucesso do novo livro para o exterior

26 NOV 2019 • POR Redação • 18h27

Presidente da Academia Feminina de Artes e Letras de Mato -Grosso-do-Sul, a escritora Deslanieve Despet lançou seu mais novo sucesso intitulado “Mutações” pela editora Life e já percorre o país em noites de autógrafos. A obra, que já atrai atenção dos mais variados leitores e especialistas, deve ser levada em breve para os Estados Unidos e França, segundo revelou a própria sul-mato-grossense em contato com o Jornal O Progresso.

Deslanieve já esteve em eventos oficiais de lançamento do livro em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Também há agenda no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, além de Nova York e Paris.

“O livro Mutações representa um novo momento meu, onde assumi completamente a prosa poética, que é mesmo a minha seara. Continuo fazendo poesia, mas procurei centrar o livro nessa nova vertente”, explica a autora.

No livro, Deslaniev diz relatar momentos e fatos que vivenciou. “Esse é o primeiro livro que é uma fala comigo mesma. Ao mesmo tempo o poeta conversa através das suas obras, da sua literatura, e é essa a forma que eu chego até as pessoas, que falo sobre o que me aflige, o que me alegra”, define relatando ter encontrado temas como a defesa das causas sociais e a promoção da paz.

O sucesso com a nova obra já atraiu também comentários de vários especialistas como Anchieta Antunes que resumiu o livro da seguinte forma: “Mutações fala de vida e de morte, de quando chegamos e de quando partimos, sem levar nada do que amealhamos, apenas deixando sentimentos de perda, de parda pavonice, de quando o etéreo tem mais valor que a matéria. Uma pátina filosófica nos infunde conceitos abstratos de existência, de comportamento e figuração, nos caminhos de um mundo incompreensível, complexo e reflexível”.

Já a Doutora em Literatura e Crítica Literária, Ana Arguelho, revelou que “Mutações é uma obra multifacetada, que assim traduz a multiplicidade de seres que compõe o eu de Delasnieve Daspet, embora eu creia que o seu maior legado à humanidade será sempre a sua literatura. Esta obra recomendo aos leitores, a lerem devagar, degustando cada linha poética, com vagar e sensibilidade”.   

Por fim, o escritor Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras, diz que “livro revela a transitoriedade das coisas, com o vigor com que passamos. Mas sua palavra funda e ganha sopro no jogo voluptuoso de imagens, sonoridade nos símbolos e tem ânimo de continuar, a partir da ruptura”.

O livro “Mutações pode ser adquirido pelo site da Life Editora com envio para todo o Brasil.

Quem é Deslaniev?

Nascida em Porto Murtinho, Deslaniev é advogada, poeta, escritora, embaixadora da paz e ativista de causas sociais. Presidente da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, integrante de diversas associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais.

Presidente da Associação Internacional de Poetas, a sul-mato-grossense Delasnieve Daspet também é ativista da biopoesia (emprego da poesia nas importantes questões que põem em perigo a vida de cada ser vivo) e já escreveu 14 obras, de forma solo, e mais pelo menos seis de forma conjunta.

Formada em direito pela UCDB, ela estrou na literatura com o livro de poesia “Por um minuto ou para sempre”. Sua obra já foi traduzida para o inglês, espanhol, francês e alemão.