Teatro

Artes Cênicas da UFGD encena "A Vida de Galileu"

Espetáculo será apresentado na próxima quinta-feira e sexta-feira na Unidade II. A entrada é gratuita

26 NOV 2019 • POR • 18h00

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), encena nesta semana o espetáculo “A Vida de Galileu” do dramaturgo, encenador e poeta alemão Bertolt Brecht (1898 - 1956), considerado um dos maiores autores de todos os tempos. As apresentações com entrada franca acontecem na próxima quinta-feira e sexta-feira às 20h na Unidade II da Cidade Universitária. A distribuição de senhas começam a partir das 19h30.

 A trama gira em torno do personagem Galileu, de Brecht, que é um cientista e professor que defende a liberdade de pesquisa e de pensamento; que ousa confrontar os poderosos, representados pelos governantes e pela igreja daquele tempo, que tinham como único objetivo a manutenção do status quo. Ao afirmar que a terra não é o centro do universo, contrariando o dogma sagrado, Galileu desperta a ira da inquisição e só não é condenado à morte na fogueira porque concorda em renegar publicamente suas ideias. O astrônomo, físico e matemático Galileu Galilei, viveu na Itália, no século XVI, e seu trabalho contribuiu para o desenvolvimento da ciência, que, à época, apenas dava seus primeiros passos.

O texto propõe uma reflexão atual sobre como funcionam os mecanismos de poder, manipulação e censura, o papel do intelectual diante da opressão e da ausência de liberdade e a necessidade (ou não) de uma atitude heroica frente a tais situações. “A Vida de Galileu” é resultado de um projeto de ensino interdisciplinar, realizado anualmente pelo curso de Artes Cênicas, conhecido como “Projetão”. A ideia dos estudantes do 4º semestre e os professores das várias disciplinas é encenar um texto relevante da dramaturgia brasileira ou internacional.

 Neste percurso, eles exercitam não apenas a atuação, como também outros elementos que constituem um espetáculo, tais como criação e execução de cenários, figurinos, maquiagem, iluminação, produção e trilha sonora, o que contribui de maneira significativa para a formação destes futuros artistas e docentes de teatro.

Em anos anteriores, o curso de Artes Cênicas levou ao palco, obras de autores consagrados como Ariano Suassuna (“Auto da Compadecida”), Shakespeare (“Sonho de Uma Noite de Verão” e “O Silêncio de Ophélia”) e Eugene Labiche (“Um Chapéu de Palha de Itália”).

A peça “A Vida de Galileu” que é recomendada para maiores de 14 anos  tem tradução de  Roberto Schwarz e direção do professor José Parente. No elenco estão, Amanda Brito, Ana Claudia Casagrande, Caduts, Daisy Oliveira, Davi Rocha, Denise Leal, Edimara de Freitas, Emily First, Guilherme Godoy, Jadi Ribeiro, Karine Heleno, Kauã Silva, Larissa Serafim, Loren Lopes, Kaori Honda, Luanda Sant’Ana, Lucas Leonardo, Lucia Correa, Mily Oliver, Presley Felype, Peu, Talis Prieto, Talyson Nogueira, Tiago Lopes, Yuri Fushiki.