Saúde

Casos de Dengue sobem e causam preocupação em MS

22 NOV 2019 • POR Redação • 19h56

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta quinta-feira (21) um novo boletim epidemiológico da Dengue em Mato Grosso do Sul e os casos confirmados tiveram alta de 815 em uma semana chegando ao total de 36.709 no ano. Campo Grande e Dourados são os recordistas.

Na capital, das 23.136 notificações, 18.988 foram confirmados. Já no maior município do interior das 5.675 notificações, 3.402 tiveram confirmação.  

Desde o começo do ano, 27 pessoas já morreram pela doença. Neste quesito, a capital e Dourados estão empatados com oito vidas perdidas. Três Lagoas registrou três mortes, Coxim duas, e Maracaju, Ponta Porã, Corumbá, Costa Rica, Amambai e Miranda, uma cada.

De acordo com a SES, a Dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades(doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas; Remover galhos e folhas de calhas; Não deixar água acumulada sobre a laje; Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana; Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; Acondicionar pneus em locais cobertos; Fazer sempre manutenção de piscinas; Tampar ralos; Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente; Limpar sempre a bandeja do ar condicionado; Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; Catar sacos plásticos e lixo do quintal.