Fronteira

Helicóptero da polícia do Paraguai cai na fronteira e deixa 12 feridos

Acidente aconteceu ontem, quando o aparelho caiu em cima de uma fábrica de seringas de propriedade de um brasileiro; o incêndio só foi controlado tarde da noite

22 NOV 2019 • POR Marli Lange • 08h30
Helicópitero cai e causa um grande incêndio, que só foi controlado tarde da noite - ABC Color

A queda de um helicóptero pertencente a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Paraguai, caiu no final da manhã de ontem (21) quando retornava de uma operação e deixou 12 pessoas feridas, sendo quatro tripulantes da Força Aérea e seis táticas da FTC (Força Tarefa Conjunta). O acidente foi em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã. 

O aparelho caiu em cima de uma fábrica de seringas de propriedade de um brasileiro em Pedro Juan Caballero, que pegou fogo em seguida. Três pessoas ficaram feridas em terra, que tentaram apagar o incêndio. No total, segundo divulgado nesta sexta-feira (22), foram 15 feridos e nenhuma morte. As chamas foram intensas e se espalharam rapidamente e Corpo de Bombeiros de Ponta Porã foi chamado. O fogo só foi controlado por volta das 22h. A fábrica fica  ao lado da sede regional da Senad. Uma casa ao lado também foi atingida. O fogo causou gigantesca nuvem de fumaça, que sustou os moradores.


Pelo menos 15 sairam feridos. O trabalho de rescaldo terminou por volta das 22h desta quinta-feira - Foto: ABC Color 

O ministro da Senad, Arnaldo Giuzzio, disse ao ABC Cardinal que a aeronave era de propriedade das Forças Armadas e estava encarregada da Força Tarefa Conjunta e  no momento do acidente, ele estava voltando de uma operação conjunta entre a Senad com as autoridades brasileiras.

Patrulhamento

O helicópeto serve para patrulhamento de combate ao tráfico de drogas na região de fronteira em parceria com a Policia Federal do Brasil. Pouco antes do acidente moradores viram a aeronave voando baixo e com dificuldade de ganhar altura, quando veio a cair. Ontem pela manhã o mesmo helicóptero fazia parte de uma intensa operação na Linha Internacional.  

As pessoas que estavam no helicóptero são integrantes da Senad, um grupo de elite do governo paraguaio independente que trabalham no combate ao trafico de drogas, destruição de lavouras de maconha e prisões de traficantes. O ministro da Justiça Sérgio Moro, quando visitou a fronteira de Mato Grosso do Sul este ano, foi conduzido em um desses helicópteros para conhecer mais de perto o trabalho de combate ao tráfico na fronteira.