Estatística

Trânsito de Dourados registra 685 acidentes 7 mortes

Mapeamento do Corpo de Bombeiros aponta que a avenida Marcelino Pires é que mais registra acidentes e vítimas feridas

20 NOV 2019 • POR Valeria Araújo • 07h00
O trânsito de Dourados vem sendo alvo de protestos constantes da população - Cido Costa
Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran) aponta que de janeiro a 11 de novembro, o trânsito de Dourados registrou 685 acidentes, sendo com 450 vítimas feridas, 228 sem vítimas feridas e sete mortes. 
 
A maioria dos acidentes (49%) ocorre em pleno dia, sendo que as colisões transversais (41%) são as mais constantes, seguidas das colisões laterais (27,5%). Dourados atualmente é a terceira no ranking de acidentes, ficando atrás de Campo Grande com 4.364 e Três Lagoas que registrou 716 acidentes nesse ano. Em todo o Estado foram mais de 55 mil acidentes registrados esse ano. 
 
No caso de Dourados, mapeamento do corpo de Bombeiros de Dourados apontou que o trânsito do município conta 23 principais cruzamentos onde mais ocorrem acidentes. O estudo mostra ainda que a avenida Marcelino Pires é que a líder em ocorrências. De 1.012 acidentes registrados pelo Corpo de Bombeiros,  106 ocorreram na avenida Marcelino Pires, com 197 pessoas feridas e uma vítima fatal em 2018. 
 
Dos 23 cruzamentos mais perigosos de Dourados, pelo menos cinco chamam a atenção. O que mais registra acidente fica entre a avenida Joaquim Teixeira Alves e a Quintino Bocaiúva com o registro de 15 acidentes. Em seguida os cruzamentos entre:  a Floriano Peixoto e Olinda Pires de Almeida (6), a Monte Alegre com a Barão do Rio Branco (6), a Ponta Porã com a Benjamin Constant (6) e a João Vicente Ferreira (6). 
Entre as avenidas, a Joaquim Teixeira Alves fica em segundo lugar com 57 acidentes e 101 feridos. A Monte Alegre registrou 55 acidentes e 117 feridos, a coronel Ponsiano registrou 47 acidentes e 82 feridos. A Weimar Gonçalves Torres registrou 40 acidentes e 101 feridos. 
 
 
Protestos 
O trânsito de Dourados vem sendo alvo de protestos constantes da população, principalmente em vias de acesso a BR 163, a MS 156 e a Rua Coronel Ponsiano que ligam o centro a bairros importantes do município. Nesses locais há grande fluxo de veículos e pedestres, porém sem medidas de segurança, estão ocorrendo acidentes que têm tirado a vida de muitos douradenses. 
 
Na BR 163, a população clama por um viaduto e passarelas que possam possibilitar o trânsito seguro na travessia da avenida que dá acesso a vários bairros como o 4º Plano e Campo Dourado. Na Rua Coronel Ponsiano, os moradores pedem a instalação de quebra-molas, faixas elevadas e lombadas eletrônicas. Só neste ano, nove pessoas morreram em acidentes de trânsito na Rua Coronel Ponciano, conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). 
 
Na rodovia MS-156 a comunidade reivindica passarela aérea para ligar os bairros Guaicurus e Dioclécio Artuzi. No último dia 02 de outubro, os moradores colocaram barricada de pneus e impediram a passagem de veículos como forma de protestos. Outra possibilidade é a de implantação de guardrail na rodovia, de forma a obrigar que os usuários da via façam o contorno pela rotatória. Eles também sugerem como opção a construção de um viaduto no entroncamento da MS-156 com a BR-163.