Investigação

Policia Federal apura fraudes no Bolsa Familia de Ladário

Segundo a Polícia Federal, benefício era concedido sem constatação dos dados apresentados. As irregularidades teriam ocorrido em 2014

12 NOV 2019 • POR Redação • 11h43

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje  (12), mandados de busca e apreensão na assistência social de Ladário, município que fica a 410 quilômetros de Campo Grande. A ação integra investigação sobre eventuais fraudes na concessão do Bolsa Família.

De acordo com a PF, as supostas irregularidades teriam ocorrido em 2014. Os candidatos ao benefício declaravam que preenchiam os requisitos necessários, porém, a veracidade das informações não estaria sendo checada pelos responsáveis.

Visitas e entrevistas não estariam sendo feitas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o que estaria fazendo com que pessoas que não preenchem os critérios do programa recebessem o benefício.

Na operação desta terça-feira, que leva o nome de Sodalitia, a PF cumpre três mandados de busca e apreensão: na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social, de Ladário.

O Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Entre os critérios, estão a composição familiar e a renda per capita. A operação não cancela os benefícios que já estão em andamento.

O nome da operação remete aos primórdios da assistência social no mundo, quando, na Roma Antiga, havia os Sodalitia, que eram espécies de associações (collegia) que cuidavam da assistência dos idosos, doentes e pobres. (Fonte G1-MS)