Dia das Bruxas

As bruxas também conhecidas como “Meigas”, são mulheres sábias e protetoras

As meigas ou bruxas, são as possuidoras da sabedoria popular e perseguidas durante a Inquisição

31 OUT 2019 • POR Marli Lange • 06h30
Monad Clemente - Progresso Digital

A douradense, arquiteta e terapeuta holística, Monad Clemente, tem uma definição original para o termo “bruxas” , as chamadas “meigas”, na Espanha, onde ela fez a iniciação do Sagrado Feminino. “As meigas são as “bruxas” cuja tarefa é fazer o bem, trabalha com as forças da natureza, energias, ervas e plantas. São mulheres sábias e protetoras”, comenta Monad, que também é mestra em Reiki, em Dourados.

“Eu tive a minha iniciação do sagrado feminino na Galícia, Espanha,  que é um lugar muito mágico. Utilizam chás, plantas para defumar a casa e fazer a limpeza energética, tudo é muito vivo por lá. Na galicia as Bruxas são chamadas de "meigas", que no latim significa médica. Outros autores utilizam o termo "maga", que vem do Persa, bem como do  latim "magus", que significa mestre, sendo assim, "maga", no feminino.

As meigas ou bruxas, são as possuidoras da sabedoria popular e foram perseguidas durante a Inquisição, onde nasce a ideia de condenar as mulheres pelo fato delas utilizarem seus conhecimentos para fazer o que se acreditava ser feitiçaria ou magia negra. Desde então, o termo “bruxa” é sempre associado a uma figura grotesca, muito velha, com uma verruga enorme no nariz e que se diverte dando gargalhadas horrendas enquanto faz suas maldades relacionadas à magia negra. 

Contudo, as bruxas, na verdade, nada se assemelham a essa ideia, na opinião da terapeuta. Na verdade, os inquisidores da idade média fizeram com que se criasse um estigma na figura das mulheres que praticavam o bem, taxando-as como bruxas, mas na verdade eram mulheres que detinham uma mediunidade ostensiva e praticavam curas energéticas. Um exemplo mais atual são as benzedeiras. 

Duas das figuras mais conhecidas taxadas de “bruxas” foram  Joana Darc e Madame Blavask. A primeira foi uma camponesa que lutou ao lado dos soldados na Guerra dos Cem Anos e se transformou em mártir da nação francesa. A segunda foi uma escritora russa, responsável pela sistematização da moderna Teosofia.   

Para a Monad, as “bruxas” da atualidade podem ser consideradas terapeutas, quem faz curas energéticas com as mãos,  aquelas que trabalham com ervas ou manipulam outros elementos da natureza, por exemplo. Hoje, são muitos os profissionais que detém técnicas de curas energéticas, como o reiki, cura prânica, thetahealing, alinhamento energético, entre outros, que são tratamentos terapêuticos alternativos, para somar a medicina tradicional.