Estética

Tattoo Week, que começou ontem, vai doar tatuagens para pessoas com câncer

Pelo menos 70% das mulheres que enfrentaram um câncer de mama precisaram realizar a mastectomia, e uma tatuagem para cobri-las é uma ótima possibilidade e melhora a autoestima

26 OUT 2019 • POR Redação • 10h00
A tatuagem pode melhorar a autoestima da mulher - Divulgação

A Tattoo Week, que começou ontem em São Paulo, vai doar 400 tatuagens de segurança e estética para portadores de doenças como o câncer.

Conforme uma reportagem publicada pela Revista Abrale On-Line (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), na matéria "Tatuagem - Arte e autoestima após o câncer", publicada em 10 de março deste ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), revela que 70% das mulheres que enfrentaram um câncer de mama precisaram realizar a mastectomia, cirurgia que remove totalmente ou parcialmente as mamas e costuma deixar cicatrizes que incomodam muitas mulheres.

Nesse caso, a realização de uma tatuagem para cobri-las é uma ótima possibilidade, não há contraindicações e melhora a autoestima. É preciso, entretanto, esperar um ano após a cirurgia para que todo o processo cicatricial tenha sido concluído e a cicatriz esteja pronta para ser manipulada. Antes de realizar a tatuagem, é importante falar com o médico para ele liberar a pigmentação.

“Seguindo os mesmos cuidados de profissional habilitado e com liberação do oncologista, não existe nenhuma contraindicação para a realização da tatuagem na cicatriz da mastectomia e isso ajuda muito as pacientes”, diz a Dra. Dolores  Gonzalez, dermatologista especializada em Oncologia.

Dentre as possibilidades de tatuagens, os profissionais da área recomendam que não seja escolhido um desenho com muitos traços e linhas retas, pois existe uma certa dificuldade para fazer esse tipo de ilustração devido ao relevo das cicatrizes.

Normalmente, são usadas flores com muitos detalhes. Se a mulher preferir, também há a possibilidade de realizar uma cópia realista do mamilo e aureola (muitas vezes, na cirurgia, eles também são retirados).

Tattoo Week 2019

O Tattoo Week 2019 também vai eleger a Miss e o Mister Tattoo Week 2019. O evento está sendo realizado no São Paulo Expo, na Vila Água Funda, na Zona Sul de São Paulo. O evento, que terá 600 estandes e 3,3 mil artistas e vai até domingo (27). O resultado do concurso será divulgado hoje (26), antes do show do Raimundos. Informações G1 


Fonte: Revista Abrale