Dourados

Prefeitura de Dourados vai abrir a base de dados da cidade para toda a população

19 OUT 2019 • POR Redação • 10h30

A Prefeitura de Dourados deverá liberar ainda este ano a base de dados cadastrais do município para toda a população. A notícia foi dada pela secretaria municipal de Planejamento, Adriana Benício.

A base de dados faz parte do Projeto Geodourados (http://geo2.dourados.ms.gov.br/index.html/) que existe desde 2002 e que atualmente tem acesso liberado apenas a servidores públicos das secretarias e órgãos da Prefeitura.

O objetivo do Geodourados, segundo Adriana, é transformar e integrar uma importante base de dados cadastrais relativos a arruamento, imóveis públicos, loteamentos, conjuntos habitacionais, iluminação pública, zoneamento urbano, dentre outros serviços prestados pela Prefeitura.

“O Geodourados é uma ferramenta de suma importância para todos os setores da Prefeitura e foi desenvolvido com custo zero e empenho dos servidores”, enfatizou a secretária.

A finalidade desta base cadastral é disponibilizar os dados para serem utilizados de forma prática por todos os técnicos da Prefeitura. “A nossa meta agora é disponibilizar os dados para toda a população interessada”, disse a secretária.

Segundo ainda Adriana Benício, os dados relativos ao parcelamento do solo, cadastro imobiliário, uso do solo, arruamentos e patrimônio por todas as secretarias e os novos dados gerados são simultaneamente atualizados pelo Departamento de Geoprocessamento.

Adriana afirmou que todo esse processo foi realizado sem custos com investimentos em software e hardware. “Os softwares QGIS, PostreSQL e PostGIS e o sistema operacional GNU/Linux foram baixados da internet a custo zero; a manipulação e operação dos programas foram possíveis com o acesso a tutoriais, também disponíveis na internet e por intermédio da troca de conhecimento entre os servidores da Prefeitura.

 

Fonte: PMD